|
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS GABINETE DA REITORIA/VICE-REITORIA Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 | CEP 77001-090 | Palmas/TO www.uft.edu.br/internacionalizacao | internacionaliza@uft.edu.br |
OBJETO: SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS DO CENTRO DE ESTUDOS CONTINUADOS EM LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES - CECLLA E DA SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS E COOPERAÇÃO GLOBAL (RELINTER)
DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E OBJETIVOS
DOS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO
DAS INSCRIÇÕES
DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA
DAS ATIVIDADES
DA SELEÇÃO
DAS BOLSAS
DAS OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA
DO CRONOGRAMA
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
PREÂMBULO
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global - Relinter, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas entre os dias 23 de janeiro de 2026 a 01 de fevereiro de 2026 as inscrições para selecionar candidatos a bolsistas para atuarem no Centro de Estudos Continuados Em Letras, Linguística e Artes – CECLLA, presencialmente no campus Palmas e Gurupi desta Universidade, nos termos descritos neste edital.
DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E OBJETIVOS
O presente edital visa selecionar alunos dos cursos de graduação e pós-graduação (com vínculo de alunos regulares) do campus da UFT de Palmas e Gurupi que atendam aos quesitos discriminados no presente edital, para o desenvolvimento de atividades presenciais nos campi de cunho acadêmico e de extensão, relacionados à área de atuação – Ensino de Língua Estrangeira – Inglês, Francês ou Português como Língua Estrangeira – coordenado pelo Centro de Estudos Continuados Em Letras, Linguística e Artes – CECLLA.
O CECLLA é um programa de extensão vinculado ao Curso de Letras, Campus de Porto Nacional, e que, em parceria com a Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global da UFT (Relinter), atua neste projeto específico visando à oferta de ensino gratuito e ininterrupto de línguas a alunos da graduação/UFT e da comunidade externa que pretendem desenvolver fluência no idioma ofertado para pleitear bolsas de estudo em universidades de outros países.
O projeto é, também, voltado ao desenvolvimento teórico e prático do estudante, buscando proporcionar melhores oportunidades de desenvolvimento do aluno em suas atividades acadêmicas com experiências em outros idiomas.
Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFT (PDI - UFT), este edital visa promover a capacitação em línguas estrangeiras, associada às ações do Projeto Idiomas sem Fronteiras e ações da Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global, como forma de fomento à internacionalização. No que tange à extensão e a internacionalização, objetiva estimular a inserção da universidade no cenário internacional, gerando conhecimento, avanço científico e trocas culturais, proporcionando aos estudantes de graduação envolvimento com a extensão e consequentemente elevação e inserção e reconhecimento social da UFT .
DOS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO
Poderá participar da seleção o candidato que:
estiver regularmente matriculado em algum curso de graduação ou de pós-graduação da UFT para a vaga de Inglês e Francês, e regularmente matriculado em algum curso de graduação ou de pós-graduação de Letras da UFT para a vaga de Português como Língua Estrangeira;
demonstrar fluência na língua assinalada no ato de inscrição e comprovar os seus conhecimentos mediante prova escrita e entrevista nessa língua estrangeira, conforme previsto no presente edital;
tiver disponibilidade para ministrar aulas na modalidade presencial, fazendo uso de recursos próprios de ambientes presenciais ou virtuais de ensino;
tiver disponibilidade de 16 horas semanais, inclusive aos sábados e em parte do período destinado às férias acadêmicas, para o desempenho das atividades previstas pelo presente edital, de acordo com o estipulado no plano de trabalho do acadêmico;
efetuar a inscrição no período previsto pelo edital;
apresentar a documentação exigida pelo edital.
O discente/bolsista selecionado para atuar no CECLLA não poderá ter vínculo empregatício em instituição pública de ensino, nem acumular qualquer modalidade de bolsas internas e externas, exceto as bolsas de assistência estudantil.
das inscrições
As inscrições para seleção de bolsistas para atuarem no CECLLA estarão abertas no período de 23 de janeiro de 2026 a 01 de fevereiro de 2026 .
As inscrições poderão ser realizadas via preenchimento dos dados no formulário próprio do Google Forms, https://forms.gle/WtUHZBtsnu1sUmiT8 onde deverá ser anexada a documentação solicitada.
As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, desde dados pessoais, escolha do curso, cidade, língua estrangeira e modalidade de concorrência, sendo excluído da seleção pública aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.
O candidato deverá escolher, no ato da inscrição no processo seletivo, uma única opção de curso e de modalidade de concorrência, sendo que em hipótese alguma será permitida ao candidato a alteração da referida modalidade de concorrência após o encerramento do prazo de inscrição.
É vedada a inscrição extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico.
Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.
O preenchimento integral e correto do Formulário de Inscrição, a apresentação da documentação comprobatória e o cumprimento dos critérios do presente edital são condições essenciais para garantir a participação do candidato no presente processo seletivo.
O candidato que efetivar mais de uma inscrição terá homologada apenas a última inscrição realizada (aquela com o número de inscrição maior). As outras serão canceladas automaticamente e não serão atendidas solicitações de alteração de modalidade de concorrência, nível e/ou turma.
A Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global (Relinter) não se responsabilizará por eventuais erros e/ou problemas no acesso à plataforma durante o preenchimento do formulário de inscrição pelo candidato.
documentação comprobatória
4.1 O candidato deve anexar a documentação abaixo relacionada no formulário (Google Forms: https://forms.gle/WtUHZBtsnu1sUmiT8) para inscrição na bolsa prevista no presente edital:
RG ou CNH e CPF do candidato (PDF ou Foto);
Declaração de matrícula ou atestado de vínculo (emitida até 30 dias antes);
Histórico escolar com coeficiente de rendimento (emitido até 30 dias antes);
Comprovante de cursos na área, certificação no idioma, ou formação e experiencias com o ensino de idiomas;
Além dos documentos, o candidato deverá fornecer todas as informações solicitadas no edital, sob pena de indeferimento da inscrição, caso não o faça ou forneça informações inverídicas.
das atividades
Os candidatos selecionados atuarão no CECLLA, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do ensino e aprendizagem de língua inglesa/francesa/portuguesa conforme previsto no regimento do CECLLA e em atividades esporádicas de internacionalização, não ultrapassando o regime de 16 horas semanais.
De acordo com a necessidade do CECLLA e da Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global - Relinter, a jornada de trabalho dos candidatos que vierem a ser selecionados poderá ser cumprida nos turnos diurno e/ou noturno, inclusive aos sábados, com regime de até 16 horas semanais (entre aulas, planejamento das aulas, monitorias e atividades esporádicas de internacionalização), desde que não comprometa a frequência nas aulas do curso de graduação.
da seleção
A seleção constará de duas etapas, sendo elas a avaliação escrita em língua inglesa, francesa ou portuguesa, conforme escolha no ato de inscrição e entrevista realizada também na língua selecionada no ato de inscrição, por docentes da UFT dispostos para esse fim.
De acordo ao interesse da instituição e disponibilidade dos professores, as entrevistas poderão ser realizadas presencial ou de forma remota, na modalidade síncrona, gravada, devendo o candidato manter a câmera ligada durante todo o período de entrevista.
Em caso de empate terá preferência o candidato que, na ordem a seguir, sucessivamente, comprovar:
Melhor desempenho na prova escrita;
Melhor desempenho na entrevista;
Persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.
A prova escrita e a entrevista, bem como a análise da documentação apresentada, terão caráter eliminatório e classificatório.
Serão selecionados:
1 (um) candidato para atuar no ensino de língua inglesa, presencialmente, no campus da UFT em Palmas;
1 (um) candidato para atuar no ensino de língua inglesa, presencialmente, no campus da UFT de Gurupi;
1 (um) candidato para atuar no ensino de língua francesa, presencialmente, no campus da UFT em Palmas;
1 (um) candidato para atuar no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, presencialmente, no campus da UFT em Palmas;
Tabela 1 - Disposição de vagas e de cadastro de suplentes por campus
|
CAMPUS |
MODALIDADE |
VAGAS IMEDIATAS |
CADASTRO RESERVA |
|
Palmas |
Inglês |
1 |
10 |
|
Gurupi |
Inglês |
1 |
5 |
|
Palmas |
Francês |
1 |
5 |
|
Palmas |
Português como Língua Estrangeira |
1 |
5 |
A seleção dos candidatos mencionados no item 6.5 levará em consideração o alcance do maior número de pontos somados em ambas as provas (escrita e entrevista) e forem considerados aptos a receberem a bolsa, segundo os critérios previstos no item 2 do presente edital, em ordem de classificação crescente, mediante o número de bolsas disponíveis.
Os candidatos em cadastro reserva poderão ser convocados, caso haja demanda, em qualquer momento do semestre letivo, podendo assumir a monitoria no idioma assinalado no ato de inscrição mediante apresentação de documentação atualizada em conformidade com o item 4.
das bolsas
O edital visa à seleção de 4 (quatro) bolsistas, conforme o item 6.5, para vagas imediatas para atuarem ministrando aulas em inglês, francês e português como língua estrangeira no CECLLA, no câmpus da UFT em Palmas e Gurupi.
O período de vigência da bolsa deste projeto será de 04 meses por semestre para 2026, prorrogável por igual período em 2027, mediante disponibilidade orçamentária, continuidade do programa, aceite do bolsista e interesse da administração, podendo, inclusive, ser cessado antes da vigência inicial.
O valor da bolsa é de R$ 600,00 (seiscentos) reais mensais, por turma e atividades, com a carga horária supracitada (16h), podendo ser adicionado ainda R$ 300,00 por turma adicional que o bolsista queira assumir em concordância com a coordenação do programa e o setor responsável (Relinter), em caso tenha turmas adicionais.
No caso de desistência ou desvinculação do acadêmico, a bolsa será transferida para outro acadêmico, obedecendo à ordem dos classificados, de acordo ao item 6.6.
O novo bolsista será beneficiário do programa somente durante o período restante de vigência da bolsa.
A UFT poderá cancelar ou suspender a bolsa a qualquer momento no interesse da instituição ou caso se verifique o não cumprimento das normas estabelecidas.
A bolsa concedida não implica vínculo empregatício com quaisquer dos órgãos financiadores.
A bolsa será automaticamente cancelada, devolvendo os valores corrigidos à UFT quando comprovada a omissão ou informações falsas, por parte do aluno no processo de seleção, estando sujeito ainda às medidas legais cabíveis.
DAS OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA
Assinar e cumprir com todos os deveres dispostos no regimento da Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global.
Executar o plano de atividades aprovado, sob supervisão do orientador.
Apresentar, semestralmente, os relatórios (parcial e final) ao orientador e, quando aprovado pelo mesmo, encaminhar à Relinter.
Dar ciência em todas as comunicações encaminhadas pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global e/ou CECLLA.
Comparecer às reuniões de orientação agendadas com o orientador do CECLLA, bem como entregar as listas de frequências mensal dos alunos ao setor responsável.
Assinar mensalmente a ficha de frequência e entregar ao coordenador do CECLLA.
Devolver à UFT, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos não tenham sido cumpridos.
São requisitos e compromissos do bolsista conforme Resolução Consuni/UFT nº 44 de 14 de julho de 2021 e disposições da Relinter:
Estar regularmente matriculado em curso de graduação ou de pós-graduação da instituição, não podendo efetuar o trancamento total do semestre e nem ter reprovação em todas as disciplinas do mesmo;
Participar das atividades propostas pela Relinter e/ou Ceclla que estejam em consonância com o plano de trabalho;
Cumprir, 16 (dezesseis) horas semanais de atividades, conforme horários pré - estabelecidos com seu coordenador;
Manter as atividades conforme previsto no cronograma de atividades, de acordo com o interesse da instituição;
Ser selecionado pelo coordenador do projeto;
Ter disponibilidade de tempo para exercer todas as atividades do Plano de Trabalho (deve apresentar a Declaração de Disponibilidade de Tempo assinada);
Receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada acumulação com qualquer modalidade de bolsas internas e externas, exceto as bolsas de assistência estudantil;
Não ter vínculo empregatício com instituições públicas e dedicar-se, conforme o plano de trabalho, às atividades;
Redigir relatório mensal das atividades desenvolvidas, com anuência do orientador;
Responder os questionários de avaliação encaminhados pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global;
Participar das reuniões e formações organizadas pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global e pela Superintendência de Comunicação;
Colaborar na organização de eventos internacionais da Universidade Federal do Tocantins, sempre quando for convocado;
Realizar atividades esporádicas de internacionalização da UFT, de acordo com o Plano de Trabalho e às demandas da Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global.
A comprovação dos requisitos descritos nas alíneas acima serão avaliadas mediante relatórios mensais atestada pelo coordenador de área.
O não atendimento dos requisitos, a qualquer tempo durante a vigência da bolsa, desclassificará o aluno bolsista, sendo este desligado do programa imediatamente e convocado o suplente.
O bolsista deverá devolver, obrigatoriamente, à Universidade Federal do Tocantins, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.
do cronograma
|
DATA |
ATIVIDADE |
|
23/01/2026 |
Lançamento do edital |
|
23/01/2026 a 01/02/2026 |
Período de inscrições com documentação prevista anexa ao formulário, cujo link consta no presente edital |
|
02/02/2026 |
Divulgação dos candidatos com inscrições homologadas e convocação para as provas |
|
03 e 04/02/2026 |
Período previsto e destinado à aplicação prova escrita e entrevistas dos candidatos com inscrições homologadas nos câmpus, conforme convocação. |
|
05/02/2026 |
Divulgação do resultado provisório |
|
05/02/2026 |
Recurso referente ao resultado provisório* |
|
06/02/2026 |
Divulgação dos recursos e resultado final |
|
09/02/2026 |
Data provável da assinatura do termo de compromisso e do início das atividades com o curso de formação dos alunos selecionados |
*Os recursos deverão ser enviados para o e-mail bilingue@mail.uft.edu.br.
* A data do início das atividades e do curso de formação será encaminhada no e-mail dos candidatos selecionados.
DISPOSIÇÕES GERAIS
O resultado das etapas deste edital será disponibilizado no Boletim Eletrônico (BSE) da UFT, cabendo aos interessados acompanhar o processo.
As atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas selecionados no presente edital, atenderão a comunidade acadêmica e comunidade externa à UFT.
As atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas atenderão demanda do CECLLA e da Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global (Relinter).
As disposições e instruções contidas na inscrição e quaisquer outros procedimentos sobre a seleção dos bolsistas adotados pelo CECLLA e Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global são partes integrantes deste edital.
O preenchimento integral e correto do Formulário de Inscrição, a apresentação da documentação comprobatória e o cumprimento dos critérios do presente edital são condições essenciais para garantir a participação do candidato no presente processo seletivo.
A entrega da documentação não garante ao candidato o recebimento da bolsa.
Mais informações pelo e-mail bilingue@mail.uft.edu.br.
O prazo para impugnação deste edital será de 2 (dois) dias corridos a partir da publicação.
As situações não previstas neste edital serão resolvidas pela Coordenação do CECLLA e da Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global.
A Secretaria de Assuntos Internacionais e Cooperação Global não se responsabiliza por erros e omissões no preenchimento do formulário de inscrição pelo candidato, bem como não se responsabiliza por erros técnicos e instabilidade da plataforma de inscrição.
ADILA MARIA T. LIMA
Coordenadora de Internacionalização
MARCELO LEINEKER COSTA
Vice-Reitor
| | Documento assinado eletronicamente por Adila Maria Taveira de Lima, Coordenador(a), em 23/01/2026, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | Documento assinado eletronicamente por Marcelo Leineker Costa, Vice-Reitor(a), em 23/01/2026, às 11:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.uft.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0544495 e o código CRC ECC44AD1. |
| Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.000264/2026-78 | SEI nº 0544495 |