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UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE XXX OU CÂMPUS DE Palmas Diretoria de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 | CEP 77001-090 | Palmas/TO (63)xxxx-xxxx | www.uft.edu.br/xxxxx | xxxxxxxx@uft.edu.br |
OBJETO: SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATUAR NA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO (INOVATO).
ÍNDICE
DAS DISPOSIÇÕES GESRAIS E OBJETIVOS
REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
DO CRONOGRAMA
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
DOS ANEXOS
PREÂMBULO
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Agência de Inovação - INOVATO, torna público este Edital de abertura das inscrições para seleção de candidatos a vagas de estágio curricular não obrigatório, de acordo com os termos a seguir.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS
O estágio curricular não obrigatório é um ato educativo escolar supervisionado, de caráter teórico-prático, que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica.
O Programa de Estágio Não obrigatório da UFT, objetiva favorecer a ampliação e diversificação dos campos de estágio para os discentes desta Instituição, oportunizando a realização de estágios não obrigatórios nos setores da UFT.
O presente edital é regido pelos seguintes instrumentos legais:
Lei n° 11.788 de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes;
Resolução CONSEPE nº20/2012 que dispõe sobre as normas para os estágios curriculares não obrigatórios realizados por estudantes regularmente matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT);
Orientação Normativa n.º 2, de 24 de junho de 2016, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
As atividades de estágio desenvolvidas neste programa serão orientadas por docentes da UFT do curso que o discente estiver vinculado e supervisionadas por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação e/ou experiência na mesma área de conhecimento do estágio.
Para realização do Estágio Curricular não obrigatório, no âmbito da UFT, as atividades desenvolvidas pelo estagiário devem ter correlação com Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em que o estagiário esteja regularmente matriculado.
Os discentes concorrentes às vagas divulgadas neste Edital deverão disponibilizar carga horária de 20 (vinte) horas semanais para as atividades de estágio, para a qual receberão uma bolsa no valor de R$ 787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos) e auxílio transporte no valor de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) totalizando R$ 1.007,98 (um mil e sete reais e noventa e oito centavos).
REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
O candidato à bolsa deve atender aos seguintes requisitos obrigatórios:
Estar regularmente matriculado, em qualquer curso de graduação da Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas;
Ter disponibilidade para cumprir carga horária de 20 (vinte) horas semanais presencias;
Ter cursado ou estar cursando disciplinas da área a ser desenvolvida no estágio;
Ter obtido aprovação em, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) dos créditos no semestre anterior;
Não estar cursando estágio obrigatório e/ou o último período de conclusão do curso;
Não ser beneficiário de outra bolsa da UFT (com exceção do Auxílio Permanência);
São requisitos desejáveis para o candidato:
Domínio de ferramentas de edição e produção de mídias digitais e conteúdo para redes sociais;
Bom domínio de escrita e comunicação para produção de conteúdo de divulgação em redes sociais, além de informativos e comunicações com parceiros internos e externos;
Domínio do uso e capacidade de alimentar as redes sociais do setor.
Da inscrição e dOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
As inscrições serão realizadas mediante o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYGmorxl7tyBcqeyqd1AYMQJzHvE45zKrdPAoUOfiOSRCo1Q/viewform
O correto preenchimento do formulário de inscrição será critério eliminatório.
No formulário deverão ser anexados os seguintes documentos:
Currículo lattes, devidamente atualizado por meio da plataforma Lattes do CNPq OU o Currículo Vitae contendo dados pessoais (endereço, telefone e correio eletrônico), bem como todas as atividades profissionais e acadêmicas já exercidas até a data de divulgação deste edital (deverá ser anexado um único documento em formado .pdf);
Histórico escolar atualizado.
A INOVATO não se responsabiliza por problemas com a conexão com a internet durante o preenchimento.
Não serão aceitas inscrições extemporâneas ou por outros meios que não os estabelecidos neste edital.
A seleção constará de uma única etapa, sendo toda a documentação do candidato analisada durante a entrevista.
A entrevista levará em consideração os critérios para pontuação definidos no Anexo III.
As entrevistas serão realizadas presencialmente e terão duração de 10 (dez) minutos cada.
Haverá tolerância de, no máximo, 5 (cinco) minutos de atraso.
O não comparecimento na entrevista importará em eliminação do processo seletivo.
Em caso de empate será utilizado o critério de disponibilidade de carga horária contínua, conforme análise do comprovante de matrícula ou aquele que tiver maior idade.
As inscrições com documentação incompleta ou que não atendam às condições de participação serão indeferidas no processo de homologação.
DO CRONOGRAMA
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EVENTO |
DATA / HORÁRIO |
LOCAL |
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Divulgação de Edital de abertura do processo seletivo |
29/07/2025 |
Boletim de Serviços Eletrônico |
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Período de inscrições |
29/07/2025 a 10/08/2025 |
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYGmorxl7tyBcqeyqd1AYMQJzHvE45zKrdPAoUOfiOSRCo1Q/viewform |
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Homologação das inscrições e convocação para entrevistas (com data/hora) |
11/08/2025 |
Boletim de Serviços Eletrônico |
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Entrevistas |
12/08/2025 a 13/08/2025 |
Hub da INOVATO |
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Divulgação do Resultado preliminar |
13/08/2025 |
Boletim de Serviços Eletrônico |
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Divulgação do Resultado Final |
15/08/2025 |
Boletim de Serviços Eletrônico |
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Prazo para apresentação dos documentos (Conforme Anexo II) |
19/08/2025 |
Hub da INOVATO |
A impugnação deste Edital pode ser realizada em até 48 horas a partir do início de sua divulgação através do e-mail: empreende@uft.edu.br;
Os recursos para os editais de Homologação e Resultado Final, podem ser submetidos em até 48 horas a partir da publicação dos editais e devem ser encaminhados para o e-mail: empreende@uft.edu.br.
Das disposições finais
Após publicação do resultado final do processo seletivo, o discente aprovado nas etapas seletivas deverá se apresentar à INOVATO, para entrega dos documentos para efetivação do estágio, em conformidade com o Anexo II.
O início do estágio está condicionado à aprovação do Plano de Atividades do Estagiário que será elaborado em acordo das três partes (Supervisor do setor de lotação do estágio da UFT, Professor Orientador e Estagiário), tendo em vista que tais atividades deverão ser compatíveis com o curso o Projeto Pedagógico do Curso de graduação que o estagiário estiver vinculado.
O estágio poderá ser suspenso pela INOVATO, a qualquer momento, caso haja notificação comprovada do não cumprimento das normas e legislação própria e/ou orientações deste Edital.
Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela INOVATO.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3229-4255 ou pelo e-mail: empreende@uft.edu.br.
DOS ANEXOS
Integram este Edital, os seguintes anexos:
Anexo I – Local do estágio, área, número de vagas e atividades a serem desenvolvidas.
Anexo II – Relação de documentos para inclusão/atualização de cadastro do estagiário.
Anexo III – Quadro de atribuição de pontos para a entrevista.
SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA
Superintendente da Agência de Inovação da UFT - INOVATO/UFT
LEONARDO PERIS
Chefe da Divisão de Empreendedorismo - DIEM/INOVATO/UFT
ANEXO I - das vagas
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SETOR |
ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS |
VAGAS |
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SUPERINTENDÊNCIA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UFT - INOVATO |
Com base no PPC e nas competências/habilidades/atitudes gerais desenvolvidas no curso de origem, o estagiário desenvolverá as seguintes atividades:
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01 |
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DIVISÃO DE EMPREENDEDORISMO |
01 |
ANEXO II - Relação de documentos para inclusão/atualização de cadastro de estagiário
Após o processo seletivo, o aluno aprovado deverá preencher a ficha cadastral de estágio curricular não obrigatório, o termo de compromisso de estágio não obrigatório e o plano de atividades de estágio não obrigatório. Todos disponibilizados para assinatura via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Complementarmente, o aluno selecionado deverá encaminhar para o e-mail: empreende@uft.edu.br, cópias digitais dos seguintes documentos:
Foto 3x4,
Cédula de Identidade,
CPF,
Título de Eleitor com comprovante da última eleição,
Comprovante de residência atualizado em nome do aluno ou declaração do proprietário do imóvel,
Comprovante de conta corrente,
Certificado de alistamento militar, para os alunos do sexo masculino,
Certidão de nascimento ou casamento,
PIS/PASEP,
Comprovante de matrícula atualizado,
Comprovante do tipo sanguíneo
O não cumprimento da entrega dos documentos e preenchimento dos formulários nos prazos estabelecidos acarretarão na desclassificação do candidato.
ANEXO III - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A ENTREVISTA
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ITENS AVALIADOS |
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
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Apresentação de 1 a 2 minutos por parte do candidato do seu perfil em relação ao trabalho esperado no estágio |
2,0 |
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Compatibilidade da apresentação do perfil com a necessidade real do estágio |
3,0 |
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Clareza e coerência na apresentação do perfil |
1,0 |
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Demonstra as habilidades e competências para contribuir com o estágio |
3,0 |
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Disponibilidade de tempo |
1,0 |
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total |
10,00 |
| | Documento assinado eletronicamente por Leonardo Peris, Servidor(a), em 29/07/2025, às 16:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | Documento assinado eletronicamente por Silon Junior Procath da Silva, Diretor(a), em 29/07/2025, às 16:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.uft.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0468915 e o código CRC 221CD461. |
| Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.001789/2025-40 | SEI nº 0468915 |