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UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE Palmas coordenação de estágio e assistência estudantil Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva central de atentimento ao estundate indígena e quilombola Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 | CEP 77001-090 | Palmas/TO (63)99278-4424 | acessibilidadepalmas@uft.edu.br |
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Direção do Câmpus de Palmas e da Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil (Coest), torna público o edital de abertura das inscrições para seleção de candidatos a vagas de estágio curricular não obrigatório, nas áreas de Pedagogia e Administração, de acordo com os termos a seguir.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS
1.1 O estágio curricular não obrigatório é um ato educativo escolar supervisionado, de caráter teórico-prático, que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica. O Programa de Estágio Não Obrigatório da UFT objetiva favorecer a ampliação e diversificação dos campos de estágio para os discentes desta Instituição, oportunizando a realização de estágios não-obrigatórios nos setores da UFT.
1.2 O presente edital é regido pelos seguintes instrumentos legais:
1.3 As atividades de estágio desenvolvidas neste programa serão orientadas por docentes da UFT, responsáveis pelo componente curricular Estágio, do curso em que o discente está matriculado, e supervisionadas por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação e/ou experiência na área específica do estágio.
1.4 Para realização do Estágio curricular não obrigatório, no âmbito da UFT, as atividades desenvolvidas pelo estagiário devem ter correlação com a área de estudos do curso em que o estagiário estiver regularmente matriculado.
1.5 Os discentes concorrentes à vaga e/ou cadastro de reserva deverão dispor de carga horária de 20 (vinte) horas semanais para cumprimento das atividades de estágio, em que receberão uma bolsa no valor de R$ 787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos) e auxílio transporte no valor de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) totalizando R$ 1.007,98 (hum mil, sete reais e noventa e oito centavos).
2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
2.1 O candidato à vaga de Administração - Central de Acessibilidade e Inclusão - CAEI, deve atender aos seguintes requisitos:
estar regularmente matriculado e frequente no curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins;
ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 (vinte) horas semanais;
não ser aluno formando no semestre de ingresso no estágio;
ter obtido aprovação em, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) dos créditos cursados no semestre anterior.
2.2 O candidato à vaga de Pedagogia - Central de Atendimento ao estudante Indígena e Quilombola - CAIQ, deve atender aos seguintes requisitos:
a) estar regularmente matriculado e frequente no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins;
b) ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 (vinte) horas semanais;
c) não ser aluno formando no semestre de ingresso no estágio;
d) ter obtido aprovação em, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) dos créditos cursados no semestre anterior.
3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
3.1 Os documentos necessários à inscrição devem ser enviados para o e-mail acessibilidadepalmas@uft.edu.br.
Curriculum com dados pessoais (endereço, telefone e correio eletrônico) e experiências profissionais - Obrigatório.
Histórico acadêmico atualizado (disponível no Portal do Aluno) - Obrigatório;
3.2 O candidato deve informar, ao enviar a documentação pelo e-mail, no campo ‘Assunto’ o texto “INSCRIÇÃO – SELEÇÃO PARA ESTÁGIO 2025”.
Parágrafo Único - As inscrições com documentação incompleta ou que não atendam às condições de participação serão indeferidas; os candidatos serão notificados do indeferimento.
3.3 A Coest não se responsabiliza por problemas ocasionados por motivos de ordem técnica de computadores, falha de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a o envio da documentação da inscrição e/ou outros documentos relacionados com esta seleção;
3.4 É de responsabilidade do candidato acompanhar os comunicados e convocações (via e-mail institucional).
3.5 A seleção constará das seguintes etapas:
a) Avaliação de currículo e análise do histórico acadêmico (eliminatória);
b) Entrevista presencial, que será comandada por integrantes da Coest e levará em conta a disponibilidade de tempo do candidato, identificando expectativas, dificuldades laborais e eventuais questões atinentes ao conhecimento da questão institucional e no âmbito da assistência estudantil.
3.6 O não comparecimento na data e horário determinado para entrevista implicará em eliminação do candidato.
3.7 Em caso de empate será utilizado o critério de disponibilidade de carga horária contínua, conforme análise do comprovante de matrícula ou aquele que tiver maior idade.
3.8 Todas as etapas subsequentes à inscrição serão comunicadas diretamente com o candidato interessado, em seu e-mail institucional; o acompanhamento documental da seleção também pode ser feito por meio da página interna da Direção do Câmpus no Portal da UFT www.uft.edu.br/bse.
4. DO CADASTRO DE RESERVA
4.1 Não havendo disponibilidade imediata da vaga no momento da finalização da entrevista, o candidato poderá ser inscrito em Cadastro de Reserva pelo tempo de vigência deste edital.
4.2 Os candidatos melhor avaliados serão contatados na ocorrência de disponibilidade de vaga, sendo primeiro consultado quanto ao seu interesse em preencher a vaga; em caso de não preenchimento pelo primeiro da lista, contata-se o segundo melhor avaliado e assim por diante.
5. DAS INSCRIÇÕES
5.1 As inscrições serão recebidas de 31 de julho até as 23h59 do dia 17 de agosto de 2025, pelo e- mail acessibilidadepalmas@uft.edu.br. Inscrições enviadas após este período serão desconsideradas.
6. DO CRONOGRAMA
| Evento | Data e Horário | Local |
|---|---|---|
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Divulgação do edital |
29/07/2025 |
wwww.uft.edu.br/bse |
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Impugnação do Edital |
30/07/2025 |
via e-mail: acessibilidadepalmas@uft.edu.br |
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Período de inscrições |
De 31/07/2025 à 17/08/2025 |
via e-mail: acessibilidadepalmas@uft.edu.br |
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Homologação das Inscrições |
18/08/2025 |
wwww.uft.edu.br/bse |
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Entrevistas |
A partir das 10hs do dia 19/08/2025 a 22/08/2025 |
Sala da CAEI. Térreo da Biblioteca |
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Divulgação do resultado preliminar |
22/08/2025 |
wwww.uft.edu.br/bse |
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Prazo para recursos |
De 22/08/2025 a 24/08/2025 |
via e-mail: acessibilidadepalmas@uft.edu.br |
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Divulgação do resultado final |
25/08/2025 |
www.uft.edu.br/bse |
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
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SETOR |
CURSO |
ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS |
NÚMERO DE VAGAS |
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CAEI Central de Acessibilidade e Inclusão |
ADMINISTRAÇÃO |
1. Organização e Gestão de Documentos 2. Apoio ao planejamento e execução das ações do setor 3. Controle de Processos Administrativos do setor 4. Comunicação Institucional 5. Gestão de recursos e materiais 6. Atendimento e Suporte Administrativo 7. Acompanhamento de indicadores e dados 8. Apoio à avaliação de melhoria de processos |
1 |
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CAIQ Central de Atendimento ao estudante Indígena e Quilombola |
PEDAGOGIA |
1. Apoio ao acompanhamento pedagógico 2. Organização de ações educativas e culturais 3. Apoio no atendimento inicial a estudantes indígenas e quilombolas com demandas acadêmicas e administrativas 4. Produção de Relatórios e Documentação Técnica 5. Apoio à Gestão de Dados e Indicadores 6. Elaboração e Revisão de Materiais de Apoio 7. Organização do Espaço de Atendimento e Recursos 8. Participação em Reuniões e Formação Continuada |
1 |
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 O candidato aprovado nas etapas de seleção, dentro do número de vagas, deverá se apresentar à sala da CAEI para tomar ciência da documentação para a contratação do estágio na data do dia 26/08/2025.
8.2 O início do estágio está condicionado à aprovação do Plano de Atividades do Estagiário que será elaborado em acordo das três partes (Unidade concedente, Professor Orientador e Estagiário), tendo em vista que tais atividades deverão ser compatíveis com o curso frequentado pelo discente.
8.3 O estágio poderá ser suspenso a qualquer momento, caso haja notificação comprovada do não cumprimento das normas e legislação própria e/ou orientações deste Edital.
8.4 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Coordenação da Coest.
8.5 Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (063) 99278-4424, pelo e-mail acessibilidadepalmas@uft.edu.br.
Palmas, 28 de julho de 2025.
GERALDO AURÉLIO ALVES SANTOS
Coordenador de Estágio e Assistência Estudantil substituto
MOISÉS DE SOUZA ARANTES NETO
Diretor do Câmpus Palmas
| | Documento assinado eletronicamente por Geraldo Aurélio Alves Santos, Servidor(a), em 28/07/2025, às 10:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | Documento assinado eletronicamente por Moisés de Souza Arantes Neto, Diretor(a), em 28/07/2025, às 12:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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| Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.005195/2025-16 | SEI nº 0468214 |