Boletim de Serviço Eletrônico em 04/08/2025

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE Palmas

Coordenação de PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO


Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 | CEP 77001-090 | Palmas/TO

(63) 3229-4840 | www.uft.edu.br | admcup@uft.edu.br

Timbre
EDITAL N° 32/2025 - CUP/UFT
 

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Direção do Câmpus de Palmas, torna público o edital de abertura das inscrições para seleção de candidatos a oportunidades de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), NÃO REMUNERADO, para atuação junto às Coordenações Administrativas e outras subunidades vinculadas à Direção do Câmpus, de acordo com os termos a seguir.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS

1.1 O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), NÃO REMUNERADO, é um ato educativo escolar supervisionado, de caráter teórico-prático, que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica.

1.2 O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) objetiva favorecer a ampliação e diversificação dos campos de estágio para os discentes desta Instituição, oportunizando a realização de estágios obrigatórios nos setores da UFT.

1.3 O Estágio Supervisionado Obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

1.4 O presente edital é regido pelos seguintes instrumentos legais:

  1. Lei nº 11.788, de 2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes;
  2. Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de graduação do Câmpus de Palmas; 
  3. Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação do Câmpus de Palmas; e
  4. Normas de Estágio Supervisionado Obrigatório dos cursos de graduação do Câmpus de Palmas.

1.5 De acordo com normas específicas de cada curso, as atividades de estágio desenvolvidas nas subunidades da Direção do Câmpus poderão ser orientadas por docentes do respectivo curso de graduação, dentre:

responsáveis pelo componente curricular Estágio Supervisionado;

Coordenadores dos Cursos de Graduação; ou

por docente designado pelo Coordenador do curso em que o discente estiver matriculado.

1.6 As atividades serão supervisionadas por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação e/ou experiência na área específica do estágio.

1.7 Para realização do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), no âmbito da UFT, as atividades desenvolvidas pelo estagiário devem ter correlação com a área de estudos do curso em que estiver regularmente matriculado.

1.8 Os discentes concorrentes às vagas divulgadas neste Edital deverão disponibilizar carga horária de 20 (vinte) horas semanais para as atividades de estágio, pelo período de um semestre letivo, conforme normas e disposições específicas do respectivo curso de graduação.

1.9 Serão ofertadas 18 (dezoito) oportunidades de estágio em 5 (cinco) subunidades da Direção do Câmpus de Palmas, em áreas de formação dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos e Jornalismo.

2. DAS CARACTERÍSTICAS DAS ÁREAS DE ESTÁGIO

2.1 A Direção do Câmpus é composta por 5 (cinco) Coordenações Administrativas, 1 (uma chefia) de Clínica-Escola e dois setores de assessoramento de suas atividades, atuando em áreas temáticas específicas para suporte a atividades-meio e atividades-fim dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação instalados no Câmpus de Palmas.

2.2 As seguintes subunidades ofertarão oportunidades de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) no semestre letivo 2025.2:

Coordenação de Planejamento e Administração (Coplad/CUP) - Unidade responsável por realizar o apoio logístico a Direção do Câmpus em matéria administrativa. Unidade responsável por acompanhar e monitorar a execução do Plano de Desenvolvimento do Institucional – PDI nas suas unidades subordinadas e Plano Anual de Trabalho - PAT, procurando atingir os objetivos previstos para sua unidade de atuação. Coordenadora: Maria Cristina Manno; Telefone: 3229-4840; e-mail: admcup@uft.edu.br.

Coordenação de Infraestrutura (Coinfra/CUP) - Unidade responsável por acompanhar a execução dos serviços relacionados à infraestrutura e funcionalidade do Câmpus, abrangendo os Setor de Tecnologia da Informação (STI). Unidade responsável por acompanhar e monitorar a execução do Plano de Desenvolvimento do Institucional – PDI nas suas unidades subordinadas e Plano Anual de Trabalho - PAT, procurando atingir os objetivos previstos para sua unidade de atuação. Coordenador: Paulo Cesar Castro Filho; Telefone: 3229-4759; e-mail: coinfra@uft.edu.br.

Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil (Coest/CUP) - Unidade responsável por realizar a supervisão e orientação das ações de Assistência Estudantil e pela orientação na execução dos estágios, atendendo as demandas docentes e discentes em conformidade com a legislação vigente. Unidade responsável por acompanhar e monitorar a execução do Plano de Desenvolvimento do Câmpus - PDC e Plano Anual de Trabalho - PAT, procurando atingir os objetivos previstos para sua unidade de atuação. Coordenador: Kedson Raul de Souza Lima; e-mail: coestpalmas@uft.edu.br.

Secretaria do Conselho Diretor do Câmpus (Condir/CUP) - Unidade responsável por assessorar as atividades do Conselho Diretor, órgão máximo do Câmpus Universitário de Palmas para traçar a política de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e administração geral, funcionando como instância de recurso. Secretária: Maria Cristina Manno; Telefone: 3229-4520; e-mail: conselhodiretorcup@uft.edu.br.

Núcleo de Comunicação do Câmpus (Nucom/CUP) - Unidade responsável por assessorar a Direção do Câmpus na veiculação de informativos e cobertura das atividades de comunicação do Câmpus de Palmas. Responsável: Marlon Santos de Oliveira Brito; Telefone: 3229-4520; e-mail: comunicacao.palmas@uft.edu.br.

3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

3.1 O candidato à oportunidade de ESO deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Estar regularmente matriculado e frequente em um dos cursos presenciais da UFT - Câmpus de Palmas, de acordo com as especificidades de cada oportunidade ofertada, conforme disposto no Quadro 1 (Quadro de Vagas);
  2. Ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 (vinte) horas semanais;
  3. Estar matriculado na disciplina Estágio Supervisionado, ou correspondente, de seu curso;
  4. Ter sido indicado pelo Coordenador do Curso como apto a participar do processo seletivo;
  5. Ter habilidades em informática (editores de texto, planilhas eletrônicas e outras ferramentas administrativas).

3.2 Para participar, o(a) candidato(a) deve atender os Requisitos para Participação (item 3.1 deste edital), e realizar a inscrição por meio do formulário acessível pelo link Formulário de Inscrição

3.3 No decorrer da inscrição, o candidato deverá indicar a qual vaga / área está concorrendo durante o processo seletivo, conforme item 5 (Quadro de Vagas e Áreas de Estágio).

3.4 Documentos necessários, a serem anexados no Formulário de Inscrição:

  1. Comprovante de matrícula 2025.2;
  2. Histórico Acadêmico atual, indicando as horas integralizadas do curso;
  3. Curriculum vitae, constando dados pessoais (endereço, telefone e correio eletrônico).

3.5 A seleção constará das seguintes etapas:

  1. Avaliação dos currículos e análise dos históricos escolares.
  2. Entrevista com os candidatos pré-selecionados na etapa anterior.

1º ETAPA

ITEM

CARÁTER

PONTUAÇÃO

Análise de currículo e Histórico acadêmico

Eliminatório e Classificatório

5,0

2º ETAPA

ITEM

CARÁTER

PONTUAÇÃO

Entrevistas

Eliminatório e Classificatório

5,0

 

3.6 As inscrições com documentação incompleta ou que não atendam às condições de participação serão indeferidas no processo de homologação.

3.7 O não comparecimento na data e no horário determinados para entrevista pelo gestor da vaga implicará em eliminação do candidato.

4. CRONOGRAMA

Evento

Data e Horário

Local

Divulgação do edital aos Coordenadores de Curso

04/08/2025

Site: www.uft.edu.br/bse

Período de inscrições

04/08 a 07/08/2025

Formulário de Inscrição

Homologação das Inscrições

08/08/2025

Site: www.uft.edu.br/bse

Prazo para recurso das inscrições

das 17h do dia 08/08/2025 às 23h59 do dia 09/08/2025

Formulário de Recurso - Homologação de Inscrição - Formulários Google

Divulgação do deferimento das inscrições pós-recurso e do horário das entrevistas

11/08/2025

Site: www.uft.edu.br/bse

Entrevistas

12 e 13/08/2025

A critério do Coordenador Administrativo

Divulgação do resultado preliminar

15/08/2025

Site: www.uft.edu.br/bse

Prazo para recursos

das 17h do dia 15/08/2025 às 23h59 do dia 16/08/2025

Formulário de Recurso - Resultado Preliminar - Formulários Google

Divulgação do resultado final

18/08/2025

Site: www.uft.edu.br/bse

Preenchimento do SAGE

18 a 20/08/2025

Central de Estágios e Coordenações de Cursos

Início do estágio

21/08/2025

Nas respectivas Coordenações Administrativas

 

5. QUADRO DE VAGAS E ÁREAS DE ESTÁGIO

SETOR

CURSOS

ATIVIDADES QUE

SERÃO

DESENVOLVIDAS

NÚMERO DE

VAGAS

Coordenação de Planejamento e Administração (Coplad/CUP)

 

Setor de Patrimônio

Administração ou Ciências Contábeis

  • Acompanhamento de atividades de inventário e controle patrimonial e de almoxarifado;

  • Levantamento de estruturas sob responsabilidade da Coplad/CUP

01 vaga

Coordenação de Planejamento e Administração (Coplad/CUP)

 

Setor de Transporte

Administração ou Ciências Contábeis

  • Acompanhamento das atividades de gestão de frotas, motoristas e da geração de relatórios gerenciais de atendimento às demandas de aulas práticas e outras atividades de ensino, pesquisa e extensão

01 vaga

Coordenação de Planejamento e Administração (Coplad/CUP)

 

Divisão de Planejamento e Desenvolvimento do Câmpus (DIP)

Administração e Ciências Contábeis

  • Acompanhamento dos procedimentos de compras e aquisições de bens e serviços;

  • Realização de cotações de mercado e elaboração de planilhas orçamentárias;

  • Construção de planilhas e paineis gerenciais de gestão de almoxarifado

02 vagas sendo:

01 (Administração)

01 (Contabilidade)

Coordenação de Planejamento e Administração (Coplad/CUP)

 

Setor de Logística e Controle de Reagentes (SLCR)

Engenharia Ambiental ou Engenharia de Alimentos

  • Controle e estoque de reagentes e gestão de licenças junto a órgãos controladores como a Polícia Federal;

  • Construção de planilhas e paineis gerenciais de gestão de almoxarifado

01 vaga

Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil

(Coest/CUP)

Administração

  • Levantamento e compilação de dados estatísticos de atendimento de estudantes pela Coest/CUP

01 vaga

Núcleo de Comunicação 

(Nucom/CUP)

Jornalismo ou Administração

  • Levantamento das informações e apoio na redação dos textos a serem veiculados nas redes de comunicação do Câmpus de Palmas

01 vaga

Coordenação de Infraestrutura 

(Coinfra/CUP)

Engenharia Elétrica ou Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo

  • Acompanhamento das demandas de manutenção da infraestrutura do Câmpus

  • Acompanhamento da produção de projetos de melhoria das instalações do Câmpus de Palmas

  • Acompanhamento e avaliação dos serviços prestados pelas empresas terceirizadas

  • Fiscalização e gerenciamento de obras e serviços de engenharia ou arquitetura e urbanismo

  • Estudo, levantamento e elaboração de projetos de engenharia ou arquitetura e urbanismo

  • Realização de cotações de mercado e elaboração de planilhas orçamentárias

  • Apoio às atividades administrativas pertinentes à Coinfra

06 vagas

Coordenação de Infraestrutura

(Coinfra/CUP)

 

Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

(DTIC)

Ciência da Computação ou Engenharia Elétrica

  • Acompanhamento das demandas de manutenção do parque tecnológico de TIC do Câmpus

  • Acompanhamento dos processos de aquisição, recebimento e instalação de equipamentos de TIC no Câmpus

  • Suporte local em Tecnologia da Informação

  • Apoio às atividades administrativas pertinentes à Dtic/Coinfra

04 vagas

Conselho Diretor do Câmpus de Palmas

(Condir/CUP)

Administração

  • Acompanhamento das demandas de redação de documentos e gestão de processos do Conselho Diretor

  • Acompanhamento e apoio ao funcionamento das Reuniões do Conselho Diretor

01 vaga

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 Após publicação do resultado final do processo seletivo, o discente aprovado nas etapas seletivas deverá se apresentar ao local indicado para entrega dos documentos e preenchimento do sistema SAGE para efetivação do estágio.

6.2 O início do estágio está condicionado à aprovação do Plano de Atividades do Estagiário que será elaborado em acordo das três partes (Unidade concedente, Professor Orientador e Estagiário) e aprovado pelos partícipes no sistema SAGE, tendo em vista que tais atividades deverão ser compatíveis com o curso frequentado pelo discente.

6.2.1 Para os efeitos do disposto no item 6.2, considera-se:

Representante da Unidade Concedente: Coordenador do Curso de Graduação de origem do estagiário;

Professor Orientador: professor responsável pela disciplina Estágio Supervisionado (ou equivalente), ou Coordenador do Curso, ou docente por este designado a exercer o papel de orientador, em consonância com as normas específicas de cada curso;

Supervisor de Estágio: Coordenador Administrativo responsável pela unidade onde as atividades do estagiário serão desempenhadas.

6.3 O estágio poderá ser suspenso pela Direção do Câmpus a qualquer momento, caso haja notificação comprovada do não cumprimento das normas e legislação própria e/ou orientações deste Edital.

6.4 A aprovação no processo seletivo objeto deste Edital e a atuação do estagiário no desenvolvimento das atividades propostas se configura em OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO, NÃO CARACTERIZANDO VÍNCULO EMPREGATÍCIO OU ENSEJANDO EM REMUNERAÇÃO de qualquer natureza, prerrogativa prevista na Lei nº 11.788, de 2008.

6.5 Este Edital se refere exclusivamente a atividades de Estágio Supervisionado Obrigatório do semestre letivo 2025.2, não configurando obrigatoriedade de formação de cadastro de reserva para os semestres letivos subsequentes.

6.6 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Direção do Câmpus de Palmas.

6.7 Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3229-4520 ou pelo correio eletrônico: dirpalmas@uft.edu.br

 

Palmas, 4 de agosto de 2025.

 

 

MOISÉS DE SOUZA ARANTES NETO

Diretor do Câmpus de Palmas

  

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Moisés de Souza Arantes Neto, Diretor(a), em 04/08/2025, às 16:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.uft.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0465617 e o código CRC E12D84ED.




Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.005748/2025-22 SEI nº 0465617