Boletim de Serviço Eletrônico em 08/07/2025

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Chefia de Gabinete do Reitor


Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 | CEP 77001-090 | Palmas/TO

 

Timbre
EDITAL N° 2/2025 - CGAB/GAB/UFT
AÇÃO E OBJETO DO EDITAL

A Universidade Federal do Tocantins(UFT), por meio Gabinete do Reitor torna público o edital de abertura das inscrições para seleção de candidatos a vagas de estágio curricular não obrigatório, de acordo com os termos a seguir.

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS

1.1 O estágio curricular não obrigatório é um ato educativo escolar supervisionado, de caráter teórico-prático, que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica. O Programa de Estágio Não obrigatório da UFT objetiva favorecer a ampliação e diversificação dos campos de estágio para os discentes desta Instituição, oportunizando a realização de estágios não-obrigatórios nos setores da UFT.

1.2 O presente edital é regido pelos seguintes instrumentos legais:

  1. Lei nº 11.788 de 2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes,
  2. Resolução Consepe nº20/2012 que dispõe sobre as normas para os estágios curriculares não obrigatórios realizados por estudantes regularmente matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT),
  3. Orientação Normativa n.º 7, de 30 de outubro de 2008, do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

1.3 As atividades de estágio desenvolvidas neste programa serão orientadas por docentes da UFT, responsáveis pelo componente curricular Estágio, do curso que o discente está matriculado e supervisionadas por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação e/ou experiência na área específica do estágio.

1.4 Para realização do Estágio curricular não obrigatório, no âmbito da UFT, as atividades desenvolvidas pelo estagiário devem ter correlação com a área de estudos do curso em que o estagiário estiver regularmente matriculado.

1.5 Os discentes concorrentes às vagas divulgadas neste Edital deverão disponibilizar carga horária de 20 (vinte) horas semanais para as atividades de estágio, para a qual receberão uma bolsa no valor de R$ 787,98 (setecentos e noventa e sete reais e noventa e oito centavos) e auxílio transporte no valor de R$ 220,00(duzentos e vinte reais).

  1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 O candidato à bolsa deve atender aos seguintes requisitos:

  1. estar regularmente matriculado e frequente no (especificar curso de graduação) da Universidade Federal do Tocantins;
  2. ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 (vinte) horas semanais;
  3. não ser aluno formando no semestre de ingresso no estágio;
  4. ter obtido aprovação em, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) dos créditos cursados no semestre anterior;
  5. ter cursado ou estar cursando disciplinas da área a ser desenvolvida no estágio.
  1. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

3.1 As inscrições serão realizadas no período de 14 a 25 de julho de 2025. Para efetivar a inscrição os candidatos devem enviar os documentos abaixo para o e-mail: dapiauft.reserva@gmail.com:

  1. Curriculum vitae, constando dados pessoais (endereço, telefone e correio eletrônico);
  2. Histórico escolar atualizado.

3.2 A seleção constará de duas etapas classificatórias:

  1. a primeira etapa constará de avaliação dos currículos e análise dos históricos escolares;
  2. a segunda etapa constará de entrevista realizada por Banca Examinadora composta por membros da gestão do DAPIA/UFT.

3.3 O não comparecimento na data e horário determinado para entrevista implicará em eliminação do candidato.

3.4 Em caso de empate será utilizado o critério de disponibilidade de carga horária contínua, conforme análise do comprovante de matrícula ou aquele que tiver maior idade.

3.5 As inscrições com documentação incompleta ou que não atendam às condições de participação serão indeferidas no processo de homologação.

  1. DO CRONOGRAMA
Evento Data e Horário Local
Divulgação do edital

11/07/2025

www.uft.edu.br/bse

Período de inscrições

De 14 a 25/07/2025

e-mail dapiauft.reserva@gmail.com

Homologação das Inscrições

28/07/2025

www.uft.edu.br/bse

Entrevistas

A partir das 08h do dia

29/07/2025

A definir com os candidatos conforme agendamento

Divulgação do resultado parcial

30/07/2025

www.uft.edu.br/bse

Prazo para recursos

De 30/07/2025 a

01/08/2025

Enviar e-mail para

dapiauft.reserva@gmail.com

Divulgação do resultado final

04/08/2025

www.uft.edu.br/bse

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

SETOR

CURSO

ATIVIDADES QUE

SERÃO

DESENVOLVIDAS

NÚMERO DE

VAGAS

Diretório Acadêmico Isabel Auler

Direito

Atividades Administrativas Gerais:

1. Atendimento ao público – Receber clientes, fornecer informações básicas e encaminhar demandas.  
2. Organização de documentos – Arquivar processos, contratos, petições e outros documentos físicos ou digitais.  
3. Digitação e elaboração de documentos – Redigir ofícios, memorandos, e-mails e relatórios.  
4. Agendamento e controle de prazos – Marcar reuniões, audiências e acompanhar prazos processuais.  
5. Apoio na gestão de arquivos – Organizar pastas, sistemas de protocolo e bancos de dados.  

Atividades com Viés Jurídico (devido ao curso de Direito):

6. Análise de documentos jurídicos – Auxiliar na revisão de contratos, petições e procurações.  
7. Pesquisa legislativa e jurisprudencial – Buscar leis, súmulas e decisões para auxiliar advogados ou departamento jurídico.  
8. Apoio em processos judiciais e administrativos – Organizar autos, acompanhar andamentos processuais e preparar peças simples.  
9. Elaboração de minutas – Escrever rascunhos de contratos, requerimentos e notificações.  
10. Atualização de bancos de dados jurídicos – Inserir informações em sistemas como ProJuris, SAJ ou outros.  
11. Contato com fóruns e cartórios – Realizar protocolos, consultar processos e obter certidões.  

Habilidades Valorizadas:  
- Conhecimento básico de Direito Administrativo, Civil e Processual.  
- Noção de prazos processuais e formalidades jurídicas.  
- Domínio de pacote Office (Word, Excel) e sistemas jurídicos.  
- Boa comunicação escrita e oral.

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  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 Após publicação do resultado final do processo seletivo, o discente aprovado nas etapas seletivas deverá se apresentar ao local que será indicado para entrega dos documentos para efetivação do estágio.

6.2 O início do estágio está condicionado à aprovação do Plano de Atividades do Estagiário que será elaborado em acordo das três partes (Unidade concedente, Professor Orientador e Estagiário), tendo em vista que tais atividades deverão ser compatíveis com o curso frequentado pelo discente.

6.3 O estágio poderá ser suspenso a qualquer momento, caso haja notificação comprovada do não cumprimento das normas e legislação própria e/ou orientações deste Edital.

6.4 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pelo Gabinete do Reitor.

6.5 Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dapiauft.reserva@gmail.com.

Palmas, 08 de agosto de 2025

 

 

 

Emerson Subtil Denicoli

Chefe de Gabinete do Reitor

  

 


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Documento assinado eletronicamente por Emerson Subtil Denicoli, Chefe de Gabinete, em 08/07/2025, às 16:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.005559/2025-50 SEI nº 0462398