UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS AGÊNCIA DE INOVAÇÃO – INOVATO DIRETORIA DE AMBIENTES DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - DAIE 109 Norte, Av. NS-15, Hub da INOVATO | 77001-090 | Palmas/TO (63) 3229-4255 | www.uft.edu.br/inovato | empreende@uft.edu.br |
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Agência de Inovação (INOVATO) torna público o presente edital de abertura de inscrições de expositores no Stand da UFT, durante a Agrotins 2025, de acordo com os termos a seguir.
DO OBJETO
O presente chamamento tem por objeto selecionar tecnologias desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Tocantins, para compor o Stand da UFT na 25ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2025), a ser realizada entre os dias 13 e 17 de Maio de 2025;
São objetivos deste Edital:
Promover a divulgação das pesquisas, dos produtos e projetos desenvolvidos, ambicionando inclusive parcerias e transferência das tecnologias desenvolvidas no âmbito da UFT, cumprindo assim com seu papel no desenvolvimento científico e tecnológico da região Norte e do Brasil..
Fomentar a extensão tecnológica, a inovação, o empreendedorismo, o protagonismo da estudantil e da Universidade no Desenvolvimento Regional, contribuindo com o desenvolvimento profissional dos alunos da instituição, a formação e o desenvolvimento do perfil empreendedor da comunidade acadêmica, desenvolvendo uma cultura empreendedora e impactando a sociedade com soluções inovadoras para fins econômicos e/ou sociais.
DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
Estão aptos a participar deste chamamento os membros da Comunidade Acadêmica da UFT interessados em expor suas tecnologias desenvolvidas no âmbito da Universidade, que gerem produtos ou impactos de interesse social aptos a serem expostos na Feira:
Serão aceitas as inscrições de exposições como: criações, invenções, patentes, pesquisas aplicadas, projetos, protótipos, produtos, serviços inovadores, tecnologias sociais inovadoras, produtos e projetos de economia criativa e ainda empresas incubadas, empresas juniores, startups, spin-off acadêmicas que atuem no âmbito da UFT;
O responsável por inscrever a tecnologia deverá possuir vínculo ativo com a Universidade Federal do Tocantins (Professor, Técnico ou aluno);
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições para concorrer a uma vaga de exposição no Stand UFT Agrotins 2025, serão realizadas exclusivamente através do formulário eletrônico disponível através DESTE LINK.
Não serão aceitas outras formas de inscrição, ou inscrições extemporâneas ao prazo estabelecido no cronograma disponível no item 6 deste Edital;
A INOVATO não se responsabiliza por problemas de conexão ou acesso a internet no momento da inscrição.
Os proponentes deverão, no ato da inscrição, indicar quais dias pretendem participar para elaboração da escala;
O Stand da UFT estará aberto para exposições nos dias 14, 15 e 16 de maio;
Os proponentes devem , no ato da inscrição, indicar os alunos participantes para receber o auxílio alimentação conforme disposto no item 5 deste Edital;
Os proponentes deverão, no ato da inscrição, anexar cópia dos documentos pessoais, cópia do comprovante bancário associada a chave Pix do tipo CPF, e comprovante de matrícula ativa dos alunos indicados para recebimento do auxílio.
A inscrição através do formulário implica na ciência e aceitação do termos deste Edital;
O correto preenchimento do formulário de inscrição possui caráter eliminatório.
DO SELEÇÃO das propostas
Qualificação e Homologação das inscrições:
Etapa eliminatória que consiste no exame formal do formulário de submissão, a ser realizada pela equipe da INOVATO, considerando critérios técnicos como:
Conferência dos requisitos estabelecidos conforme critérios estabelecidos no item 2 deste Edital; e,
Conferência do correto preenchimento do formulário de inscrição.
As inscrições que não atendam aos termos do edital não serão homologadas, e serão desqualificadas;
DA OFERTA E DISTRIBUIÇÃO DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO PARA ALUNOS
Devido as limitações logísticas decorrentes da distância da Feira que é realizada fora dos limites da cidade, o intenso fluxo de veículos e consequente trânsito e a disponibilidade de recursos de transporte, não será possível fornecer alimentação no Stand, ou fazer o translado dos alunos até o Restaurante Universitário, por isso será concedido auxílio alimentação para os alunos expositores, nos termos a seguir:
Será concedido auxílio individual única e exclusivamente a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UFT;
O valor do auxílio será de R$50,00 por dia, concedido individualmente mediante escala de inscrição;
Serão ofertados através deste Edital um total máximo de 60 (sessenta) auxílios durante os 3 (três) dias do Stand (14, 15 e 16 de maio), sendo preferencialmente 20 (vinte) auxílios por dia, podendo ser remanejados havendo disponibilidade;
Cada proposta selecionada para o Stand poderá, após a divulgação do resultado das inscrições, indicar até 2 (dois) alunos/dia para receber o auxílio;
Será priorizado que cada proposta selecionada tenha ao menos 1 (um) aluno contemplado;
Caso o número de inscritos supere o número de auxílios disponibilizados, serão utilizados os seguintes critérios de classificação e desempate na seguinte ordem:
Ter estudo socioeconômico deferido no Programa de Indicadores Sociais da PROEST/UFT (PISO), nível I;
Ter estudo socioeconômico deferido no Programa de Indicadores Sociais da PROEST/UFT (PISO), nível II;
Ter estudo socioeconômico deferido no Programa de Indicadores Sociais da PROEST/UFT (PISO), nível III;
Ter estudo socioeconômico deferido no Programa de Indicadores Sociais da PROEST/UFT (PISO), nível IV;
Ter estudo socioeconômico deferido no Programa de Indicadores Sociais da PROEST/UFT (PISO), nível V;
Caso persista a indefinição, o desempate será pelo critério de idade sendo dada a preferência para os discentes mais velhos.
Os auxílios serão creditados na conta bancária do aluno contemplado, exclusivamente através de chave PIX do tipo CPF;
Não serão creditados auxílios em nome de terceiros. O aluno deverá indicar uma conta corrente em uma instituição bancária nacional, com a titularidade em seu nome.
Os alunos selecionados para recebimento do auxílio deverão preencher lista de presença disponibilizada no Stand, para comprovação da efetiva participação;
Caso o aluno contemplado não possa comparecer, será gerada uma GRU para devolução dos valores recebidos.
DO CRONOGRAMA
DATA |
ETAPA |
Divulgação do Edital |
30/04/2025 |
Período de Inscrição |
|
Homologação das Inscrições |
|
Divulgação do Resultado final |
A impugnação deste Edital pode ser realizada em até 48 horas a partir do início de sua divulgação através do e-mail: empreende@uft.edu.br;
Os recursos para os editais de Homologação e Resultado Final, podem ser submetidos em até 48 horas a partir da publicação dos editais e devem ser encaminhados para o e-mail: empreende@uft.edu.br.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela INOVATO;
Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp (63) 3229-4255, ou pelo e-mail empreende@uft.edu.br.
Palmas, 30 de abril de 2025
_____________________________________________
SILON JUNIOR PROCATH SILVA
Diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo
DAIE/INOVATO/UFT
| Documento assinado eletronicamente por Silon Junior Procath da Silva, Diretor(a), em 30/04/2025, às 16:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.uft.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0433978 e o código CRC EF54A70F. |
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.001789/2025-40 | SEI nº 0433978 |