UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE XXX OU CÂMPUS DE Palmas PET Engenharia Ambiental Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 | CEP 77001-090 | Palmas/TO (63)3232-8117 | www.uft.edu.br/xxxxx | pet.eamb@uft.edu.br |
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Diretoria de Programas Especiais em Educação (DPEE) e, ainda, do Programa de Educação Tutorial – PET, torna público o presente Edital de Seleção de Estudantes interessados em participar do Grupo PET-Engenharia Ambiental, do Câmpus de Palmas, de acordo com os termos discriminados a seguir.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PET é vinculado à Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e atua de acordo com a Portaria N° 976, de 27 de julho de 2010 e sua modificação pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013.
1.2. O PET/Engenharia Ambiental foi idealizado diante da relevância do envolvimento da Engenharia Ambiental no campo do ensino, da pesquisa em ciência ambiental, da atividade extensionista e da formação profissional e humanística com vistas a sustentabilidade e a preservação do ambiente aliados ao desenvolvimento econômico e social do Tocantins.
2. DOS OBJETIVOS
2.1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
2.2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
2.3. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
2.4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
2.5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.
3. DAS CONCESSÕES DE BOLSA
3.1. Para a presente seleção, serão concedidas 05 (cinco) bolsas, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) cada, destinadas aos estudantes universitários que se enquadrarem no perfil estabelecido neste edital (ver item 4), bem como sejam aprovados no processo de seleção (ver item 5).
4. DO PÚBLICO-ALVO
4.1. Poderá ser bolsista do grupo PET/Engenharia Ambiental o estudante de graduação que atender aos seguintes requisitos:
4.1.1. Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas;
4.1.2. Não possuir bolsa de qualquer natureza;
4.1.3. Não possuir vínculo empregatício;
4.1.4. Apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar superior ou igual a 6,0 (seis);
4.1.5. Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do Programa.
4.1.6. Estar cursando entre o 2º, 3°, 4°, 5° ou 6º período.
4.2. Os estudantes que não se enquadrarem nos itens estabelecidos nesta seção serão automaticamente desclassificados.
5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
5.1. O processo seletivo será realizado por uma comissão composta pelo tutor do Grupo PET Engenharia Ambiental, um aluno do Grupo PET Engenharia Ambiental, e um professor convidado da Instituição conforme disponibilidade.
5.2. Etapas de Seleção:
5.2.1. 1ª Etapa: Consistirá na análise do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE). Serão classificados para a segunda etapa os alunos que apresentarem os maiores Coeficientes de Rendimento Escolar, até o total de duas vezes o número de bolsas oferecidas nesse edital.
5.2.2. 2ª Etapa: Consistirá em uma entrevista (NE) conduzida pela comissão, sendo atribuída pela banca uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez).
5.2.3. 3ª Etapa: Redação (NR). Produção de um texto, versando sobre um tema escolhido pela comissão de seleção, relacionado à grande área de Engenharia Ambiental. Será atribuída pela banca uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) para cada redação.
5.3. Cálculo para a pontuação final
Pontuação Final = 0,4 ·CRE + 0,4 ·NE + 0,2 · NR
CRE – Coeficiente de Rendimento Escolar
NE – Nota da Entrevista
NR – Nota da Redação
5.4. O candidato que obtiver pontuação final abaixo de 6,0 (seis) será desclassificado.
5.5. Serão aprovados os candidatos classificados que obtiverem maior pontuação final, respeitando-se o limite de bolsas estabelecido no item 3.1 desse edital.
5.6. Os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem de prioridade:
a) Menor número de reprovações em componentes curriculares do curso.
b) Maior proximidade de 50% da carga horária total do curso.
c) O estudante que apresentar maior idade.
6. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO
6.1. Para efetuar a inscrição o candidato deverá entregar obrigatoriamente os seguintes documentos:
6.1.1. Formulário de inscrição (Anexo I), devidamente preenchido e assinado pelo candidato.
6.1.2. Declaração ou comprovante de matrícula (mais recente).
6.1.3. Histórico escolar atualizado contendo o Coeficiente de Rendimento Escolar.
6.2. Documento opcional
6.2.1. Curriculum Lattes atualizado e devidamente comprovado (anexar comprovantes de engajamento em atividades de ensino, pesquisa e extensão).
6.3. A documentação deverá ser anexada no Sistema de Gestão de Processos Seletivos, Pro Seletivo, pelo endereço eletrônico palmas.uft.edu.br/sisma/seletivo.
6.4. O estudante que não atender às exigências do item 6 (seis) serão automaticamente desclassificados.
7. DO CRONOGRAMA
Data |
Descrição |
03/03/25 a 14/03/25 |
Período de inscrição. Site Seletivo http://sites.uft.edu.br/proseletivo/ |
17/03/25 |
Resultado da homologação das inscrições. Site Pro Seletivo http://sites.uft.edu.br/proseletivo/ |
18/03/25 |
Divulgação dos resultados da 1a Etapa. Site das Publicações Eletrônicas (BSE) https://sei.uft.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php? acao=publicacao_pesquisar&acao_origem=publicacao_pesquisar&id_orgao_publicacao=0. Site Pro Seletivo http://sites.uft.edu.br/proseletivo/ |
20/03/25 |
Entrevistas com os aprovados na 1a Etapa– Sala Google Meet* |
21/03/25 |
Prova escrita – redação** (8:30h) |
25/03/25 |
Divulgação do Resultado – 1ª Chamada. Site das Publicações Eletrônicas (BSE) https://sei.uft.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php? acao=publicacao_pesquisar&acao_origem=publicacao_pesquisar&id_orgao_publicacao=0. Site Pro Seletivo http://sites.uft.edu.br/proseletivo/ |
26/03/25 |
Divulgação do resultado – 2ª Chamada. Preenchimento do Termo de Compromisso. |
27/03/25 |
Início das atividades dos selecionados no PET – Engenharia Ambiental. |
*A ordem e o horário das entrevistas serão divulgados juntamente com o resultado da 1ª etapa.
**O local da prova escrita será divulgado juntamente com o Resultado da 1ª etapa.
7.2. O local e horário para o preenchimento do Termo de Compromisso será indicado no edital de divulgação do resultado final.
8. DAS OBRIGAÇÕES DOS BOLSISTAS
8.1. Zelar pela qualidade acadêmica do PET/Engenharia Ambiental;
8.2. Participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;
8.3. Participar durante a sua permanência no PET/Engenharia Ambiental em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
8.4. Manter bom rendimento no curso de graduação;
8.5. Apresentar excelente rendimento acadêmico avaliado pelo tutor;
8.6. Publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;
8.7. Publicar um artigo em revista científica como mínimo durante o ano letivo;
8.8. Fazer referência à sua condição de bolsista PET/Engenharia Ambiental nas publicações e trabalhos apresentados;
8.9. Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.
9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. O período mínimo de permanência no programa para recebimento do certificado do MEC/SESu é de dois anos, caso contrário o acadêmico receberá apenas uma declaração de participação da Instituição no qual o Programa está vinculado.
9.2. Poderão participar do PET-Engenharia Ambiental estudantes não bolsistas em até um (1) de forma voluntária e avaliado pelo Tutor;
9.2.1. Os alunos não bolsistas estarão sujeitos aos mesmos requisitos de ingresso e permanência exigidos para o aluno bolsista;
9.2.2. Os alunos não bolsistas não terão prioridade para substituição de aluno bolsista.
9.3. Faz parte deste edital o seguinte anexo:
Anexo I – Formulário de Inscrição
9.4. A validade do presente processo seletivo será até o término do semestre letivo de 2025-2.
9.5. Maiores informações pelo e-mail: pet.eamb@uft.edu.br
9.6. Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do PET na UFT.
Palmas, 12 de fevereiro de 2025.
Eduardo Cezari
Pró-Reitor de Graduação
ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – PET/Engenharia Ambiental
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Nome do Aluno:_________________________________________________________________________
Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino Idade:______________
Cidade de Nascimento / UF:_______________________________________________________________
Matrícula:__________________________ Período:_____________________
Estado Civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Separado/Divorciado ( ) União Estável
FILIAÇÃO
Mãe:_____________________________________________________________
Pai:______________________________________________________________
RESIDÊNCIA
Endereço:______________________________________________________________________________
Telefone:________________________________ Celular:_(___)_______________________________
E-mail: __________________________________________________________
DOCUMENTOS PESSOAIS
RG: _________________________Órgão Emissor:____________ CPF:__________________________
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Possui vínculo empregatício? ( ) Não ( ) Sim Qual?_________________________________
Possui renda? ( ) Não ( ) Sim Valor R$:_____________________________________
Faz parte de algum programa institucional de pesquisa, ensino ou extensão, vinculado ou não à UFT?
( ) Não ( ) Sim
Possui bolsa? ( ) Não ( ) Sim Valor R$:__________________
Declaro que as informações fornecidas neste formulário de inscrição são verdadeiras e assumo toda e qualquer responsabilidade a respeito das mesmas.
Palmas/TO, _____ de ________________ de 2025
_____________________________________
Assinatura do Estudante
Observações:
Anexar a este formulário os seguintes documentos:
- Declaração de matrícula (mais recente);
- Histórico escolar (mais recente) contendo o Coeficiente de Rendimento Escolar;
- Curriculum Lattes atualizado e devidamente comprovado e Comprovantes de engajamento em atividades de pesquisa, ensino e extensão extracurricular (opcional).
| Documento assinado eletronicamente por Emerson Adriano Guarda, Coordenador(a), em 12/02/2025, às 11:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.uft.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0397861 e o código CRC 5CF75CE5. |
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.001054/2025-16 | SEI nº 0397861 |