Boletim de Serviço Eletrônico em 22/08/2024

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

PRÓ-REITORIA DE XXX OU CÂMPUS DE Palmas

PET Engenharia de Alimentos


Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 | CEP 77001-090 | Palmas/TO

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Timbre
EDITAL N° 10/2024 - PET/EALIM/CUP/UFT
AÇÃO E OBJETO DO EDITAL

Edital de Seleção do Programa de Educação Tutorial - PET/Engenharia de Alimentos

 

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), torna público o presente Edital de Seleção de Estudantes interessados em participar do Programa de Educação Tutorial PET/Engenharia de Alimentos, do Câmpus de Palmas, de acordo com os termos discriminados a seguir.

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PET é vinculado à Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e atua de acordo com a Portaria n° 976, de 27 de julho de 2010 e sua modificação pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013.

1.2. O PET/ Engenharia de Alimentos foi idealizado diante da relevância da agroindústria para a economia nacional e da sua posição estratégica na região Norte do país, em especial no estado do Tocantins. Trata-se de um instrumento capaz de contribuir com a missão da Universidade Federal do Tocantins por meio da elaboração e aplicação de ações para o desenvolvimento agroindustrial no estado.

 

  1. DOS OBJETIVOS

2.1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

2.2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

2.3. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

2.4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, e;

2.5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

2.6. Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;

2.7. Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; e

2.8. Contribuir com a política de diversidade na Instituição de Ensino Superior (IES), por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

 

 

  1. DAS CONCESSÕES DE BOLSAS

3.1. Serão concedidas cinco (5) bolsas, no valor de R$700,00 cada, destinadas aos estudantes universitários aprovados no presente processo de seleção e que atendam ao perfil estabelecido neste edital (ver itens 4 e 5) e dependendo da disponibilidade orcamentaria.

 

  1. DO PÚBLICO-ALVO

4.1. Poderá ser bolsista do grupo PET/Engenharia de Alimentos o estudante de graduação que atender aos seguintes requisitos:

4.1.1. Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas;

4.1.2. Não ser bolsista de qualquer outro programa;

4.1.3. Apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar superior ou igual a 5,0 (cinco);

4.1.4. Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do Programa.

4.1.5. Obter nota final no presente processo seletivo igual ou superior a 6,0 (seis).

4.2. Os estudantes que não se enquadrarem nos itens estabelecidos nesta seção serão automaticamente desclassificados.

 

  1. DAS VAGAS

5.1. Serão oferecidas cinco (5) vagas, distribuídas da seguinte forma:

 

Modalidade

Período

Número de vagas

Bolsista

2º ao 4º

3

Bolsista

5º ao 7º

2

 

  1. DA INSCRIÇÃO

6.1. As inscrições estarão abertas no período de 4 de setembro a 18 de setembro de 2024.

6.2. Para efetuar a inscrição o candidato deverá, através do link: palmas.uft.edu.br/sisma/seletivo. anexar os seguintes documentos:

6.2.1. Formulário de inscrição (Anexo I) devidamente preenchido e assinado pelo candidato;

6.2.2 Declaração ou comprovante de matrícula (mais recente);

6.2.3. Histórico Escolar (mais recente) contendo o Coeficiente de Rendimento Escolar;

6.2.4. Currículo Lattes atualizado e devidamente comprovado (anexar comprovantes de engajamento em atividades de ensino, pesquisa e extensão).

6.2. O estudante que não atender às exigências do item 6 (seis) será automaticamente desclassificado.

 
  1. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

7.1. O processo seletivo será realizado por uma comissão composta pelo tutor do grupo, por um professor convidado e por três petianos.

7.2. O processo seletivo constará das seguintes etapas:

7.2.1. Pré-seleção:

7.2.1.1. Avaliação do Coeficiente de Rendimento Escolar (Peso 6,0);

7.2.1.2. Avaliação do Currículo Lattes (Peso 4,0).

7.2.2. Seleção final:

7.2.2.1. Os primeiros classificados (variando pela quantidade de vagas/inscritos) na etapa de pré- seleção serão convocados automaticamente para a entrevista, conforme calendário (item 8). A listagem com o nome dos candidatos aptos para a entrevista será divulgada na página do Instagram do grupo PET Engenharia de Alimentos (@petengal_uft);

7.2.2.2. À entrevista será atribuída nota de 0,0 a 10,0.

7.3. Após a entrevista haverá reclassificação.

7.4. Cálculo para pontuação final:

PF = 0,3 CRE + 0,5 NE + 0,2 CL

PF: Pontuação Final

CRE: Coeficiente de Rendimento Escolar NE: Nota da Entrevista

CL: Nota dos certificados do Currículo Lattes

 

  1. DO CRONOGRAMA

 

Data

Descrição

02 de setembro de 2024

Lançamento do Edital

04 de setembro a 18 de

setembro de 2024

Período de inscrição

20 de setembro de 2024

Divulgação dos nomes dos candidatos aptos para entrevista

24 de setembro de 2024

Entrevista com os candidatos aprovados (o local da entrevista será informado via

e-mail e/ou WhatApp)

26 de setembro de 2024

Divulgação dos resultados – 1ª Chamada

27 de setembro a 01 de

Outubro de 2024

Preenchimento do Termo de Compromisso dos Estudantes Selecionados na 1ª Chamada

04 de outubro de 2024

Divulgação dos Resultados – 2ª Chamada

07 a 10 de outubro de

202

Preenchimento do Termo de Compromisso dos Estudantes Selecionados na 2ª Chamada

*calendário sujeito à alteração

 

8.1. A ficha de inscrição estará disponível ao fim deste Edital (Anexo I). Uma vez preenchida, a mesma deverá ser anexada juntamente com a documentação exigida no endereço: palmas.uft.edu.br/sisma/seletivo. A entrevista será realizada de forma presencial e o local será disponibilizado via e-mail e/ou WhatsApp aos candidatos selecionados.

8.2 É obrigatório o preenchimento de todos os anexos. Caso não estejam devidamente preenchidos e anexados o candidato será desclassificado.

 
  1. DAS OBRIGAÇÕES DOS BOLSISTAS

9.1. Zelar pela qualidade acadêmica do PET/Engenharia de Alimentos.

9.2. Participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor.

9.3. Participar, durante a permanência no PET/Engenharia de Alimentos, de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

9.4. Manter bom rendimento no curso de graduação.

9.5. Apresentar excelente rendimento acadêmico avaliado pelo tutor.

9.6. Publicar ou apresentar, em eventos de natureza científica, um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo.

9.7. Fazer referência à condição de bolsista PET/Engenharia de Alimentos nas publicações e trabalhos apresentados.

9.8. Cumprir as exigências estabelecidas pelo Termo de Compromisso.

  1. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS

PET – Engenharia de Alimentos/UFT

Tutor – Prof. Dr. Abraham Damian Giraldo Zuñiga

Curso de Engenharia de Alimentos – Fone (63) 32328139 E-mail: pet_engal@uft.edu.br

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. O período mínimo de permanência no programa para recebimento do certificado é de 2 (dois) anos. Caso contrário, o acadêmico receberá uma declaração de participação.

11.2. Faz parte deste edital o seguinte anexo: Anexo I – Formulário de Inscrição.

11.3. Este Edital terá validade de oito (8) meses.

11.4. Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do PET na UFT.

 

Palmas, 22 de agosto de 2024

 

 

Eduardo Cezari

Pró-reitor de Graduação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formul'ario de Inscricao 

 
 
 

OBS: POR GENTILEZA, PREENCHER COM LETRA MAIÚSCULA LEGÍVEL.

 

Nome:

Sexo:

( ) Feminino

( ) Masculino

Idade:

Cidade de Nascimento:

UF:

Matrícula:

Período:

Estado Civil:

( ) Solteiro

( ) Casado

( ) Separado/Divorciado

( ) União Estável

FILIAÇÃO

               

Mãe:

 
 
 

Pai:

 

Endereço:

 

E-mail:

DOCUMENTOS PESSOAIS

RG:

SSP:

CPF:

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Possui vínculo empregatício?

( ) Não

( ) Sim

Qual?

Possui renda?

( ) Não

( ) Sim

Valor R$:

         

Faz parte de algum programa institucional de pesquisa, ensino ou extensão, vinculado ou não à UFT?

( ) Não

( ) Sim

Possui bolsa?

( ) Não

( ) Sim

Valor R$:

       

 

Declaro que as informações fornecidas neste formulário de inscrição são verdadeiras e assumo toda e qualquer responsabilidade a respeito das mesmas

 

 

 

Palmas, de de 22 de Agosto de 2024

 

 

 

Assinatura do Estudante

 

 

Além do formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

Comprovantes obrigatórios:

( ) Declaração ou comprovante de matrícula (mais recente);

( ) Histórico Escolar (mais recente) contendo o Coeficiente de Rendimento Escolar;

( ) Currículo Lattes atualizado e devidamente comprovado (anexar comprovantes de engajamento em atividades de ensino, pesquisa e extensão).

Observações Gerais sobre a Documentação Exigida:

As cópias dos documentos não precisam ser autenticadas em cartório;

O estudante que não preencher corretamente a ficha de inscrição será desclassificado;

A ausência da ficha de inscrição ou de qualquer documento listado no item 6 implicará em desclassificação do candidato.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Abraham Damian Giraldo Zuniga, Tutor(a), em 22/08/2024, às 18:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.006721/2024-76 SEI nº 0327801