Boletim de Serviço Eletrônico em 21/05/2024

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO

PROJETO CAMINHOS DO TRABALHO - TOCANTINS


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Timbre
EDITAL N° 11/2024 - CPN/UFT
AÇÃO E OBJETO DO EDITAL

A Universidade Federal do Tocantins – UFT e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, tornam público o Edital Abertura das Inscrições para Bolsistas para o Projeto Caminhos do Trabalho-UFT, acordo com os termos a seguir:

 

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS

 

1.1. O Projeto do Caminhos do Trabalho Brasil é uma rede de pesquisa, extensão e formação entre a Fundacentro e diversas universidades no país, sendo a UFT referência no estado do Tocantins, conforme Acordo de Cooperação Técnica Fundacentro no 7/2023.

1.2. O objetivo principal do Projeto do Caminhos do Trabalho Brasil é o mapeamento e combate à ocultação do adoecimento ocupacional no Brasil, por meio de atividades e pesquisa e extensão, concomitantemente prestando atendimento médico, psicológico e jurídico a esse público.

1.3. O público-alvo do Projeto do Caminhos do Trabalho Brasil são trabalhadores assalariados do Tocantins com suspeita de adoecimento relacionado à ocupação, mas as investigações e os resultados abarcam e poderão beneficiar trabalhadores de todo o território nacional. Nesse sentido, atendimentos diretos aos trabalhadores serão realizados em Palmas/TO, mas as análises contemplam bases de dados e fontes de informações concernentes a todo o território nacional.

 

2. DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

 

2.1. As inscrições serão online no período de 22 e 26 de maio de 2024.

2.2. Poderão inscrever-se alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação ou de Programa de Pós-Graduação da UFT (mestrado e doutorado).

2.3. O(a) candidato(a) deverá preencher o formulário online, no link: <https://forms.gle/hxGwdc9yWzzPxtMB6 >, incluindo os seguintes documentos, em formato PDF:

a) Memorial, apresentando participação em projetos anteriores de extensão e pesquisa em área correlata à saúde do trabalhador (com devidas comprovações – certificados ou declarações) e interesse na adesão ao projeto;

b) Histórico Escolar com Coeficiente de Rendimento; e

c) Currículo Lattes atualizado.

2.4. Ter disponibilidade para cumprir jornada de 16 horas semanais, divididas em: 8h de atividades de estudo e/ou prática em grupo; e 8h de atendimento presencial semanal, no Ministério Público do Trabalho ou local determinado pela Coordenação do Projeto, conforme escala.

2.5. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estipulado neste edital.

 

3. DAS VAGAS

 

3.1 Serão disponibilizadas 4 (quatro) vagas de bolsistas de graduação e 1 (uma) vaga de bolsistas de pós-graduação (Mestrado).

3.2 Será formado cadastro de reserva para suprir eventuais desistências e/ou desligamentos no decorrer do processo.

3.3 A classificação como cadastro de reserva não implica no direito à vaga no projeto.

 

4. DA SELEÇÃO E DO CRONOGRAMA

 

4.1. Os candidatos inscritos serão submetidos a entrevistas on-line, via Google Meet, com datas e horários a serem divulgados conforme cronograma neste edital.

4.2 A convocação obedecerá a ordem alfabética dos candidatos inscritos e será realizada, em média, por até 20 minutos, pela coordenadora local do projeto e pelo coordenador de ensino local do projeto.

4.3 Para classificação dos candidatos serão utilizados os seguintes critérios:

I. Na análise do memorial:

a) Coesão (até 2 pontos);

b) Coerência (até 2 pontos);

c) Participação anterior no projeto ou atividade correlata (até 2 pontos);

d) Argumentos de adesão ao projeto (até 4 pontos).

II. Na Entrevista:

a) Justificativa relevante para atuação no projeto (até 2,5 pontos);

b) Explicitar iniciativa e boa capacidade de atendimento ao público conforme experiências anteriores de participação em ações/projetos (até 2,5 pontos);

c) Apresentar flexibilidade no trabalho em equipe (até 2,5 pontos).

4.4 A responsabilidade pelo acesso à internet e pelos equipamentos necessários à participação na entrevista é exclusivamente do(a) candidato(a). Durante a entrevista, o(a) candidato(a) deve garantir o próprio acesso à internet, sendo de sua inteira responsabilidade os recursos tecnológicos de que vai dispor para adentrar na sala virtual e permanecer conectado e com a câmera e o microfone ligados durante todo o exame. A comissão de seleção não se responsabiliza por eventuais problemas de acesso com os quais o(a) candidato(a) possa se deparar antes ou durante a realização da arguição. Se isso ocorrer o(a) candidato(a) será desclassificado(a).

4.5 Cronograma de Seleção:

Etapas

Dia

Local

 

Publicação do Edital

22 de maio de 2024

Boletim de Serviços Eletrônicos da UFT – SEI (clique aqui)

 

Inscrições

22 a 26 de maio de 2024

https://forms.gle/hxGwdc9yWzzPxtMB6

 
 
 

Homologação das inscrições e convocação para entrevistas

27 de maio de 2024

Boletim de Serviços Eletrônicos da UFT – SEI (clique aqui)

 

Realização das entrevistas

29 de maio de 2024

Google Meet, link no e-mail do candidato

 

Resultado das entrevistas e convocação dos classificados para início das atividades

31 de maio de 2024

Boletim de Serviços Eletrônicos da UFT – SEI (clique aqui)

 

Vigência das Bolsas

Junho a setembro de 2024

Pagamento da bolsa após entrega de relatório mensal, até o 5º dia útil do mês subsequente ao mês de referência da bolsa

 

4.6 Será garantido o direito ao recurso nas etapas do processo, sendo ele submetido via e-mail laranna@uft.edu.br obrigatoriamente, em até 24h após a publicação em questão.

 

5. DO PAGAMENTO DA BOLSA

 

5.1. O pagamento da bolsa será feito via PIX em conta vinculada ao CPF do aluno selecionado.

5.2. Dos valores das bolsas:

a) Ao/à bolsista de graduação selecionado/a será creditada durante o tempo que participar da pesquisa, uma bolsa mensal, sem vínculo empregatício, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais).

b) Ao/à bolsista de pós-graduação selecionado/a será creditada durante o tempo que participar da pesquisa, uma bolsa mensal, sem vínculo empregatício, no valor de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais).

5.3. A bolsa não demanda dedicação exclusiva ao discente.

5.4. O período de vigência da bolsa é de 4 meses, podendo ser prorrogada de acordo com disponibilidade orçamentária, interesse da coordenação local do projeto e rendimento do bolsista.

 

6. DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS

6.1. Serão atribuições do bolsista:

a) Atendimento aos/às trabalhadores/as;

b) Abertura de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;

c) Revisão bibliográfica conforme orientação da equipe de pesquisa;

d) Construção e alimentação de banco de dados;

e) Transcrição de entrevistas qualitativas;

f) Participação obrigatória nas reuniões de pesquisa convocadas pelos coordenadores;

g) Entrega de relatório mensal de atividades;

h) Apoio à redação de relatórios de pesquisa;

i) Apoio à produção de materiais de divulgação científica e construção e alimentação do site da pesquisa;

j) Cumprimento da carga horária presencial, conforme determinações da coordenação do projeto.

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste edital.

7.2. É de inteira responsabilidade do candidato, o acompanhamento do processo seletivo.

7.3. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela coordenação local do projeto, através do e-mail laranna@uft.edu.br.

7.4 Será garantido o direito ao recurso nas etapas do processo, sendo ele submetido via e-mail laranna@uft.edu.br obrigatoriamente, em até 48h após as publicações.

 

 

Palmas, 22 de maio de 2024.

 

 

 

Ms. LARANNA PRESTES CATALÃO

Coordenadora Local do Projeto Caminhos do Trabalho

Fundacentro/UFT

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Laranna Prestes Catalão, Coordenador(a), em 21/05/2024, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.004126/2024-04 SEI nº 0291876