Boletim de Serviço Eletrônico em 27/02/2024

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO - INOVATO

Diretoria de AmbienteS de Inovação e Empreendedorismo


Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 | CEP 77001-090 | Palmas/TO

(63)3229-4255 [whatsapp] | www.uft.edu.br/inovato | empreende@uft.edu.br

Timbre
EDITAL N° 2/2024 - DAIE/UFT

 

CHAMADA Nº 001/2024 - INOVATO

Conhecimento sobre Ambientes Promotores de Inovação na Universidade Federal de Tocantins

 

 

A Universidade Federal do Tocantins - UFT - UFT, por meio da Agência de Inovação da Universidade Federal de Tocantins, Inovato, em consonância com a Resolução nº 72, de 11 de Agosto de 2022 – CONSUNI/UFT, que dispõe sobre a Política de Inovação Tecnológica, Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual da Universidade e a Portaria 06/2023 - Gabinete da Reitoria que dispõe sobre o regimento interno da Inovato, no âmbito de seu Programa de Inovação NEXUS convida os Servidores Docentes e Técnicos Administrativo em Educação que coordenam ambientes promotores de inovação, os chamados habitats de inovação, a cadastrarem suas iniciativas nesta chamada.

DO OBJETO

A presente chamada visa ampliar o conhecimento e instruir a atuação da INOVATO em seu desdobramento da Política de Inovação Tecnológica, Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual, e consequentemente em suas articulações para a inovação e empreendedorismo. Ainda, faz parte das estratégias transversais da universidade na busca do atendimento de seu Plano de Desenvolvimento Institucional e da ativação de seu Programa de Inovação.

DA PARTICIPAÇÃO

Docentes e Técnicos Administrativo em Educação devem preencher este formulário, que será mantido em fluxo contínuo, como forma de oportunizar o cadastramento de novos ambientes e ampliar o conhecimento dos ambientes de inovação na UFT. Para cada ambiente, um novo formulário deve ser cadastrado.

mapeamento é uma parte essencial da estratégia do Programa de Inovação da UFT, que visa fortalecer a Universidade como uma instituição inovadora, inclusiva e de alta qualidade. Isso é alcançado por meio da oferta de experiências em atividades de inovação e da participação em mecanismos que impulsionam o surgimento de soluções inovadoras. Essas iniciativas buscam o reconhecimento tanto social quanto ecossistêmico, bem como a transformação de talentos por meio de uma abordagem educacional orientada pela Educação 4.0.

DO MAPEAMENTO

Para fins desta chamada, as tipologias de habitats de inovação são:

Parques: Os Parques (sejam Científicos, Tecnológicos, Científicos e Tecnológicos, de Pesquisa ou de Inovação) apresentam profissionais especializados que promovem a cultura da inovação, do empreendedorismo e a interação, conexão e fluxos de conhecimento e tecnologia entre diversos atores, em especial centros de pesquisa e tecnologia e universidades, para aumentar a competitividade e o crescimento dos empreendimentos.

Centros de inovação: é uma comunidade, física ou virtual, que aloca por períodos limitados possíveis empreendedores inovadores, startups ou projetos específicos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas estabelecidas, onde o conhecimento é centralizado e voltado à cultura da inovação e do empreendedorismo, sobretudo para o desenvolvimento, prototipação, produção e comercialização de serviços, processos e produtos tecnológicos de alta qualidade focados na especialização inteligente da região.

Aceleradora: é uma organização que visa acelerar a criação de novas empresas, fornecendo aporte financeiro, educação e orientação para os empreendedores durante um período limitado de tempo. Assim, são organizações que colaboram para a aceleração do sucesso dos empreendimentos, impulsionando as startups para rapidamente enfrentarem as realidades do mercado e determinar se o empreendimento é realmente viável, com o objetivo de tornar a startup exponencial.

Incubadora: Organizações que fornecem estrutura compartilhada, serviços de suporte de negócios e redes para empreendimentos em estágio inicial para facilitar os processos de inovação e competitividade.

Pré-incubadora: Ambiente que oferece mecanismos de suporte a empreendedores para transformar suas ideias de negócios em empresas formalizadas juridicamente, oferecendo ferramentas, serviços de consultoria, mentoria, assessorias, cursos, e apoio institucional a esses novos negócios, com viabilidade técnica e mercadológica, como networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.

Ambiente maker: são considerados espaços propícios para o fomento da cultura do faça você mesmo, fornecendo acesso aos meios modernos de invenção como prototipação, provas de conceito, testagem e experimentação.

Laboratório de Inovação: são iniciativas de criar uma resposta organizacional ao conjunto de barreiras à inovação e são baseados na ideia de que as competências e mentalidades necessárias para a inovação sistemática não são as mesmas exigidas para operações diárias estáveis e prestação de serviços na linha de frente.

Living lab: espaços – físicos ou virtuais – onde com a colaboração de empresas, governo, instituições de ensino e usuários, acontece um processo colaborativo para a criação, prototipagem, validação e teste de novas soluções em contextos reais.

Hub de inovação: Espaço de encontro entre empreendedores, startups, empresas e investidores, como também de universidades, instituições de fomento e prestadores de serviços públicos e privados focados em inovação aberta.

Coworking: Ambiente onde empreendedores (geralmente independentes, freelancers, autônomos que queiram maior interação social) podem compartilhar um ambiente de trabalho tendo à sua disposição, serviços tais como salas de conferências, copa, salas de reunião, treinamentos, cursos e eventos.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A participação no presente mapeamento não implica em nenhuma responsabilidade adicional ou ônus para os ambientes ou seus respectivos coordenadores.

Eventuais dúvidas, pedidos de esclarecimentos, ou informações adicionais sobre a presente Chamada podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail: empreende@uft.edu.br ou para o Whatsapp Institucional da Diretoria de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo (DAIE/INOVATO): 6332294255.

  

Palmas - TO, 26 de fevereiro de 2024

 

SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA

Diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Silon Junior Procath da Silva, Diretor(a), em 26/02/2024, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.uft.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0254306 e o código CRC 766D282B.




Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.001366/2024-49 SEI nº 0254306