Boletim de Serviço Eletrônico em 02/01/2024

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

 CÂMPUS DE PORTO NACIONAL

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas


Rua 03, Quadra 17, s/n - Jardim dos Ipê | CEP: 77500-000 | Porto Nacional/TO

(63) 3363-9414 | www.uft.edu.br/ppghispam | pphispam@uft.edu.br

Timbre
EDITAL N° 6/2023 - PPGHISPAM/CPN/UFT

                                                       PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO REGULAR / ENTRADA 2º SEMESTRE DE 2024

 

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) e do Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas, comunica aos interessados que estarão abertas, entre os dias 01/02 a 05/03/2024, as inscrições para seleção de candidatos para ingresso no Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas, nos termos da Resolução CNE/CES N° 01, de 03 de abril de 2001, e em conformidade com o Regimento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Resolução no N.º 19/2013 do CONSEPE-UFT), de acordo com discriminação a seguir.

 1. DO PROGRAMA

1.1. O PPGHISPAM tem definida como área de concentração: História e Cultura das Populações Amazônicas.

1.2. As Linhas de Pesquisa do PPGHISPAM têm como objetivo geral a qualificação de profissionais para atuarem em arquivos, museus, bibliotecas públicas, gestores públicos e docentes da educação básica e superior. Buscam ainda a formação de profissionais de História voltados para a crítica e reflexão acerca de questões relevantes sobre as diversidades históricas e culturais de populações amazônicas. Seguem as descrições das linhas de pesquisa:

1.2.1. Linha de Pesquisa 1 - Memórias, patrimônios e organização dos espaços culturais amazônicos.

A linha tem como foco a realização de pesquisas tanto sobre a história e cultura das populações amazônicas quanto sobre a organização de arquivos relacionados às memórias das populações tradicionais e sistematização de documentos que formam o patrimônio cultural de movimentos políticos, sociais e culturais, tais como: agrário, educacional, religioso e jurídico por meio de fontes históricas diversas (oficiais/privadas, orais).

1.2.2. Linha de Pesquisa 2 - Ensino e fontes das diversidades culturais amazônicas.

A linha se ocupa dos saberes envolvendo as populações amazônicas como a formação de profissionais em educação, com a capacitação de trabalhadores em arquivos, bibliotecas, museus, sindicatos e agremiações sociais, bem como com instituições públicas e privadas compromissadas com as populações tradicionais. A linha destaca a importância da composição das fontes para a identificação, interpretação e escrita da história.

1.3. As aulas ocorrerão de forma presencial (50%) no Campus de Porto Nacional e remota (50%).

2. DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. São oferecidas 18 (dezoito) vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa conforme a demanda dos docentes permanentes. Poderão se inscrever candidatos diplomados em cursos de Licenciatura e Bacharelado em História ou áreas afins reconhecidas pelo Ministério da Educação e que atendam às exigências deste Edital. As vagas disponibilizadas não precisam ser obrigatoriamente preenchidas.

2.2. Dentre as 18 (dezoito) vagas oferecidas, 04 (quatro) serão reservadas para cotas, sendo: 02 (duas) vagas para indígenas e 02 (duas) vagas para afrodescendentes e/ou quilombolas. Caso não haja preenchimento das vagas de um dos grupos, as mesmas serão destinadas para a ampla concorrência.

2.3. Seguem os nomes dos professores com disponibilidade para orientação e suas temáticas de interesse para orientação:

 

Linha de Pesquisa 1 - Memórias, patrimônios e organização dos espaços culturais amazônicos

Docente

Temáticas de Pesquisa

Link do Currículo Lattes

Marcelo Santos Rodrigues

  • História e Relações de Poder;

  • Território, Economia e Trabalho;

  • História Militar;

  • Instituições e Narrativas Missionárias.

http://lattes.cnpq.br/7685802492506664

Marcelo Gonzalez Brasil Fagundes

  • História indígena e a transdisciplinaridade;
  • O ensino de história indígena e afro-brasileira;
  • Oralidade e história das populações tradicionais;
  • História do Brasil e as populações amazônicas.

http://lattes.cnpq.br/9298111136798290

Marina Haizenreder Ertzogue

  • História Ambiental;
  • Ativismo e Movimentos Sociais;
  • Imagens, Oralidades, Memória, Viajantes e Crônicas do século XIX.

http://lattes.cnpq.br/8782125323284470

Marcos Alexandre de Melo Santiago Arraes

  • História e Imagem
  • História e Arte
  • História e Memória
  • Sonoridades e Ambiências

http://lattes.cnpq.br/6477645030306199

Rita de Cássia Guimarães Melo

  • Historiografia;
  • História Regional e Agrária;
  • Cultura administrativa e jurídica;
  • Literatura e Regionalismo.

http://lattes.cnpq.br/3717304992656417

Temis Gomes Parente

  • Populações Tradicionais da Amazônia;
  • Identidade de Gênero;
  • Gênero e meio Ambiente;
  • História do Tocantins.

http://lattes.cnpq.br/0470934521441767

   

 

Linha de Pesquisa 2 - Ensino e fontes das diversidades culturais amazônicas

Docente

Temáticas de Pesquisa

Link do Currículo Lattes

Alexandre da Silva Borges

  • Ensino de História;
  • Educação Patrimonial;
  • Religiosidades Populares.

http://lattes.cnpq.br/3628774912594179

César Evangelista Fernandes Bressanin Evangelista

  • Memórias, formação de professores e História da Educação;
  • Instituições Escolares, Arquivos e Cultura Escolar;
  • Missão, Ordens e Congregações Religiosas Católicas;
  • Teologias, Religiões e Religiosidades.

http://lattes.cnpq.br/4737722834785056

George Leonardo Seabra Coelho

  • Tecnologias, História e Ensino;
  • Literatura e ensino de História;
  • Pensamento Autoritário Brasileiro, Identidade Nacional e História;
  • Comunidades tradicionais e Identidade Cultural.

http://lattes.cnpq.br/8547171534862098

Regina Célia Padovan

  • História e historiografia da Educação na Amazônia;
  • Cultura escolar e material didático em História;
  • História local e regional.

http://lattes.cnpq.br/7785933812953260

Vasni de Almeida

  • Educação escolar confessional na Amazônia;
  • Religiões e religiosidades na Amazônia;
  • Metodologias e práticas de ensino de História na Amazônia

http://lattes.cnpq.br/8489955625630790

Vitor Hugo Abranche de Oliveira

  • Ensino de História e questões amazônicas;
  • História e Música;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Psicanálise e História

http://lattes.cnpq.br/3540558249390894

 

3. DA BOLSA DE PESQUISA

3.1. Em caso de concessão de bolsa por alguma instituição de fomento, a distribuição das mesmas ficará a cargo da Comissão de Bolsas a ser instituída pelo Colegiado do PPGHISPAM mediante publicação de edital próprio e específico.

4. DA INSCRIÇÃO

 

4.1. Poderão se inscrever no processo seletivo todos os candidatos que, na data da matrícula, atenderem ao disposto no item 2.1.

4.2. A taxa de inscrição é da ordem de R$ 100,00 (cem reais). O valor correspondente deverá ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU, que deverá ser apresentado junto aos documentos de inscrição.

4.3. Endereço eletrônico para geração da GRU: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp. Os dados a serem informados na ocasião do preenchimento do formulário são: Código Unidade Gestora: 154419; Gestão: 26251; Nome da Unidade: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Código de Recolhimento: 28832-2; Descrição: SERVIÇOS EDUCACIONAIS; Número de Referência: nº 842; Competência (03/2024); Vencimento: 05/03/2024; CPF do contribuinte: CPF do candidato; Nome do Contribuinte/Recolhedor: Nome do Candidato; Valor Principal: R$100,00 (cem reais); Valor Total: R$100,00 (cem reais). Selecionar uma opção para geração do boleto, imprimir e realizar o pagamento.

4.4. Em nenhuma hipótese serão aceitos comprovantes de agendamento de recolhimento/depósito, nem será devolvido o valor referente à taxa de inscrição.

 

4.5. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do E-mail: pphispam@uft.edu.br, com o assunto: “INSCRIÇÃO SELEÇÃO 2024”.

4.6. Para efetuar a inscrição o candidato deverá apresentar, em formato PDF (em arquivo único) anexados em um único e-mail os seguintes documentos relacionados nessa ordem, não sendo necessário a autenticação em cartório ou conferência com original das cópias, sendo de total responsabilidade do candidato as informações apresentadas.

 

Comprovante de pagamento da inscrição por meio da GRU (ver item 4.2.);

Formulário de inscrição preenchido, com indicação da linha de pesquisa (ver Anexo I);

Para o candidato cotista indígena/quilombola o preenchimento da Declaração de Pertencimento Étnico (ver Anexo II) e para o candidato afrodescendente o preenchimento da Declaração Étnico-Racial. (ver Anexo III).

1 (uma) cópia da carteira de identidade e do CPF;

1 (uma) cópia do último comprovante de votação ou correspondente;

1 (uma) foto 3 x 4 recente (formato .jpg);

1 (uma) cópia do diploma ou do certificado da integralização da graduação expedida pela Secretaria Acadêmica da instituição de origem;

1 (uma) cópia do Histórico Escolar da graduação.

Cópia do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br) com produção dos últimos cinco anos;

Arquivo da Carta de Intenções Detalhada;

1 (uma) cópia do Quadro de Atribuição de Pontos para a Avaliação Curricular (Anexo IV), com comprovantes e páginas numeradas conforme o quadro. A produção bibliográfica de artigos e livros deverão ser comprovados através das páginas essenciais: a) artigos: página de identificação da edição do periódico, sumário e duas primeiras páginas do artigo; b) livros autorais, coletâneas e capítulos: ficha catalográfica contendo ISBN, sumário e duas primeiras páginas da primeira sessão.

4.7. Carta de Intenção e Pré-projeto conforme Anexo V.

4.7.1. A autenticidade dos documentos apresentados será de inteira responsabilidade do candidato, conforme declaração de cópias autênticas, constante do Anexo IV deste edital, devendo o candidato rubricar todas as páginas entregues.

4.7.2. Havendo dúvida quanto à autenticidade dos documentos, a qualquer tempo, mesmo após a homologação do processo seletivo, a Comissão de Seleção poderá solicitar os originais dos documentos apresentados em fotocópia para fins de comprovação.

4.7.3. Sendo comprovada, a qualquer momento, a falsidade da declaração constante dos Anexos IV e/ou de qualquer um dos documentos entregues, serão imputadas ao candidato as sanções administrativas, civis e penais cabíveis. Caso a comprovação ocorra no decorrer do processo seletivo, o candidato será automaticamente eliminado.

4.8. Somente estarão aptos a fazer o processo seletivo os candidatos que tiverem as inscrições homologadas após conferência documentos pela Comissão de Seleção. A não apresentação de qualquer um dos documentos descritos no item 4.6 implicará na não homologação da inscrição do candidato.

4.8.1. O formulário de inscrição Anexo 1 deste edital poderá ser acessado em no site do Programa http://www.uft.edu.br/pphispam

4.8.2. O candidato que concorrer ao sistema de cotas deverá preencher também os Anexos II e III.

4.9. A documentação do candidato não aprovado será definitivamente excluída em até 30 dias após a homologação do resultado final do processo seletivo.

4.10. Os candidatos com necessidades especiais deverão se manifestar no ato da inscrição. Estes receberão tratamento diferenciado, na medida das possibilidades da administração, atendendo ao princípio constitucional da isonomia.

  

5. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

 

5.1. A isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo é um benefício concedido pelo PPGHISPAM aos candidatos que comprovarem insuficiência de recursos financeiros.

5.2. Poderá pleitear a Isenção da Taxa de Inscrição o candidato que:

estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto número 6.135, de 26 de junho de 2007;

for membro de família de baixa renda – aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos. 

5.3. O candidato que tenha necessidade de pleitear a isenção de inscrição deverá enviar a solicitação com o assunto ISENÇÃO TAXA INSCRIÇÃO ao e-mail do programa (pphispam@uft.edu.br) nos dias 13 e 14/03/2024 acompanhada dos seguintes documentos:

5.3.1. Declaração de todas as pessoas que contribuem com a renda familiar e que residem no mesmo endereço. Apresentar cópias da carteira de identidade e CPF do candidato e dos membros da família; cópia da certidão de nascimento ou casamento do candidato; cópia da certidão de nascimento dos dependentes se for o caso. Para este fim, constituem-se documentos comprobatórios renda:

a) Empregados: contracheque ou carteira profissional atualizada ou declaração do empregador;

b) Aposentados e pensionistas: último extrato trimestral do benefício da Previdência Social ou comprovante de saque bancário do benefício;

c) Autônomos e prestadores de serviço: último carnê de pagamento de autonomia;

d) Desempregados: carteira profissional e formulário de rescisão de contrato. 

5.4. O exame da solicitação de isenção da taxa de inscrição será realizado pela Comissão de Seleção do Programa.

5.5. O resultado dos candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição será divulgado na Página Eletrônica do PPGHISPAM no dia 15/02/2024.

 

6. DA AVALIAÇÃO

6.1. As etapas da avaliação são:

I Etapa – Prova discursiva temática de caráter eliminatório e classificatório, realizada de forma presencial, no Campus de Porto Nacional, valor de 0 (zero) a 10 (dez). (Peso 4)

II Etapa – Análise Carta de Intenção e Pré-projeto e arguição do proponente, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada de forma presencial, perante comissão instituída de acordo com as respectivas linhas de pesquisa, valor de 0 (zero) a 10 (dez). (Peso 4)

III Etapa - Pontuação do Quadro de Atribuição de Pontos, instituída de acordo com as respectivas linhas de pesquisa e realizada por meio remoto, de caráter classificatório, valor de 0 (zero) a 10 (dez). (Peso 2).

6.2. As etapas de avaliação se darão da seguinte forma:

6.2.1. I Etapa - Da prova discursiva. A prova, para ampla concorrência e cotistas, será realizada e avaliada:

Sem direito a consulta. Os candidatos redigirão um texto dissertativo segundo aspectos característicos da escrita acadêmica.

Critérios de avaliação da prova discursiva: capacidade argumentativa referente ao tema; organização textual; objetividade; fundamentação; análise teórico crítica; domínio da norma padrão da língua portuguesa.

A nota da prova discursiva será de 0 (zero) a 10 (dez).

Os candidatos deverão fazer a prova discursiva conforme a Linha de Pesquisa indicada na Carta de Intenção Detalhada.

Linha de Pesquisa 1 – Memórias, patrimônios e organização dos espaços culturais amazônicos.

Tema da Prova Discursiva: História das Populações Amazônicas e Transdisciplinaridade

Bibliografia Indicada:

1. MARTINS, José de Sousa. A vida privada nas áreas de expansão da sociedade brasileira. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pp. 659-726.

2. GIRALDIN, Odair (Org.). A (trans)formação histórica do Tocantins. Goiânia. Ed. UFG. Unitins, 2002. 446. p.

3. BARROS, J. D'Assunção. Teoria e Metodologia da História: Antigas e novas interdisciplinaridades. In: COSTA, Cléria; LONGO, Clerismar. e BARROSO, Eloísa. (Org.). História Oral e Metodologia da Pesquisa em História - objetos, abordagens, temáticas. 1ed.Jundaí: Paco Editorial, 2016, v. , p. 9-60.

4. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio - agosto de 2013, pp. 89-117.

Linha de Pesquisa 2 – Ensino e fontes das diversidades culturais amazônicas.

Tema da Prova Discursiva: Fontes para a Pesquisa de História e Ensino

Bibliografia Indicada:

1. BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o ensino de História. Ensino de Humanidades • Estudos Avançados 32 (93) • May-Aug 2018 • Disponível em: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180035. Acessado em: 08 dez. 2023

2. CERRI, Luis Fernando. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i2.264278. Revista de História Regional, [S. l.], v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2380. Acesso em: 7 dez. 2023.

3. SELVA, Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Dossiê: História, educação e interdisciplinaridade • Rev. Bras. Hist. 30 (60) • 2010 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01882010000200002. Acessado em: 08 dez. 2023.

6.2.2. II Etapa - Carta de Intenção e Pré-projeto. 

6.2.2.1 Carta de Intenção - Elementos que devem conter nesse tópico: 

 

6.2.2.2 Pré-projeto de pesquisa - Elementos que devem conter nesse tópico:

a) Temática da pesquisa que se pretende desenvolver no PPGHISPAM. Neste tópico deve caracterizar o tema da proposta e a delimitação espaço-temporal. O assunto deve ser apresentado como um todo sem detalhes. (Mínimo 500 palavras)

b) Objetivos: Objetivo Geral - Esse item deve caracterizar o objetivo geral da pesquisa, ou seja, a ideia de um trabalho indicando a finalidade do estudo (Máximo 150 caracteres com espaço);  Objetivos específicos - Nesse item, tomando por base o objetivo geral, deve-se caracterizar suscintamente os objetivos específicos da pesquisa, os quais devem corresponder aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar ou que contribuam para o alcance do objetivo geral (Máximo quatro objetivos específicos).

c) Justificativa: Nesse tópico deve ser justificada a proposta quanto a sua relevância acadêmica/científica, quanto a sua relevância social e explicitar justificativa pessoal (quando houver). (Máximo 500 palavras)

d) Procedimentos teóricos e metodológicos: Esse tópico deverá apresentar o referencial teórico que embasará a proposta, explicitar os procedimentos metodológicos que serão mobilizados na pesquisa e uma descrição sucinta dos materiais de pesquisa (fontes) a serem trabalhadas. (Máximo 1000 palavras)

e) Indicação da linha de pesquisa e do orientador (ver tabela no item 2.3)

Linha de Pesquisa 1 - Memórias, patrimônios e organização dos espaços culturais amazônicos (___)

Professor (1ª opção):______________________________________________

Professor (2ª opção):______________________________________________

Linha de Pesquisa 2 - Ensino e fontes das diversidades culturais amazônicas (___)

Professor (1ª opção):______________________________________________

Professor (2ª opção):______________________________________________

OBS: Tanto a primeira opção, quanto a segunda opção devem ser indicadas dentro de uma mesmo linha de pesquisa.

f) Referências: As referências bibliográficas devem respeitar as normas da ABNT (NBR 6023 e NBR 10.520). apenas autores mencionados no corpo do texto do projeto ou em notas devem constar nas referências.

6.2.2.3. Será atribuída à análise e arguição da Carta de Intenção e Pré-projeto uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), de forma classificatória.

6.2.2.4. O tempo de arguição será de 20 (vinte) minutos por candidato, com uma tolerância de até 5 (cinco) minutos. A nota da entrevista será de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

6.2.3. III Etapa – Pontuação do Quadro de Atribuição de Pontos. Para a emissão da nota do currículo, a Comissão de Seleção verificará a pontuação obtida no Quadro de Atribuição de Pontos para Avaliação Curricular, Anexo IV deste edital, com as páginas numeradas conforme o quadro.

 

 

7. DA SUFICIÊNCIA E PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA

7.1. O Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas NÃO realizará teste de língua estrangeira. Para comprovar a habilidade do candidato na leitura de textos em Inglês ou Espanhol serão aceitos os seguintes certificados comprobatórios de suficiência e proficiência e que estejam dentro do seu período de validade, que será considerado de 5 (cinco) ano

  1. Certificado ou Declaração de aprovação de suficiência ou proficiência em teste de língua inglesa ou espanhola, realizado por Instituições Públicas de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil.
  2. Certificado ou Declaração de Aprovação do Test of English as Foreign Language (TOEFL) ou International English Language Test (IELTS), ou de outro teste que comprove proficiência de compreensão de texto em língua inglesa expedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa ou pelo Centro Cultural Brasil Estados Unidos;
  3. Diploma em Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) concedido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Ciência da Espanha.
  4. Diploma de graduação de conclusão de curso superior, bacharelado ou licenciatura, em língua inglesa ou espanhola sem a exigência de período de validade.

7.2. O(a) candidato(a) classificado(a) dentro do número de vagas ofertadas por esse edital deverá apresentar o certificado ou declaração de suficiência ou proficiência na entrega do Exame de Qualificação. A não apresentação deste documento acarretará na não constituição da banca de Qualificação e, por consequência, no seu desligamento do curso.

7.3. O candidato indígena está isento de apresentar certificação que ateste proficiência em língua estrangeira. 

8. DA CLASSIFICAÇÃO

8.1. A aprovação e classificação do candidato no processo seletivo será feita pela média das notas obtidas nas etapas I (Prova Discursiva), II (Arguição da Carta De Intenções Detalhada) e III (Pontuação Quadro de Atribuição de Pontos). Para ampla concorrência a média para aprovação será 7.0 (sete), já para os candidatos cotistas a média para aprovação será 5.0 (cinco).

8.2. Em caso de empate, terá preferência o candidato que alcançar a maior nota na:

 a. Prova Discursiva;

 b. Análise Carta de Intenção e Pré-projeto e arguição;

 c. Pontuação do Currículo;

 d. O candidato mais idoso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso, respectivamente.

8.3. O resultado final da seleção será publicado de forma classificatória. Caso haja desistência de algum candidato no prazo de até 30 (trinta) dias após o período de matrícula, o programa poderá convocar candidatos classificados para a efetivação da matrícula. A convocação não será obrigatória, dependendo, portanto, da demanda do programa.

9. DO CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

9.1. Somente estarão aptos a fazer o processo seletivo os candidatos que tiverem as inscrições homologadas, após conferência e análise da adequação dos documentos pela Comissão de Seleção. A homologação será divulgada na Página Eletrônica do PPGHISPAM http://www.uft.edu.br/pphispam conforme cronograma do item 7.2.

9.2. As etapas avaliativas obedecerão ao seguinte cronograma:

 

Etapas

Data

Local

Publicação do Edital

02/01/2024

 

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Inscrições

01/02 a 05/03/2024

 

Via E-mail: pphispam@uft.edu.br

Solicitação de isenção

13 e 14/02/2024

 

Via E-mail: pphispam@uft.edu.br

Resultado da concessão de isenção

15/02/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Homologação provisória das inscrições

14/03/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Período de recursos das homologações

15 e 16 /03/2024

Via E-mail: pphispam@uft.edu.br

Homologação final das inscrições

17/03/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

I ETAPA: Prova discursiva / presencial

02/04/2024

Sala 312 do Bloco X - Campus de Porto Nacional

Resultado provisório da I ETAPA

08/04/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Período de recursos da I ETAPA

09 e 10/04/2024

Via E-mail: pphispam@uft.edu.br

Resultado final da I ETAPA

11/04/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

II ETAPA: Arguição da Carta de Intenção e Pré-projeto/ presencial

23 e 24/04/2024

Sala 312 do Bloco X - Campus de Porto Nacional

Resultado Provisório da II ETAPA

06/05/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Período de recursos da II ETAPA

07 e 08/05/2024

Via E-mail: pphispam@uft.edu.br

Resultado final da II ETAPA

09/05/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

III ETAPA: Análise e pontuação do quadro de pontos para avaliação curricular por comissões avaliadoras (Remota)

14 e 15/05/2024

Análise remota.

Resultado provisório da III ETAPA

20/05/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Período de recursos da III ETAPA

21 e 22/05/2024

Via E-mail: pphispam@uft.edu.br

Resultado final da III ETAPA

23/05/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Resultado provisório do processo seletivo

27/05/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Período de recursos ao resultado provisório

28 e 29/05/2024

Via E-mail: pphispam@uft.edu.br

Resultado final do processo seletivo

30/05/2024

Página do PPGHISPAM

http://www.uft.edu.br/pphispam

Período para envio dos requerimentos de matrícula

22/07/2024 a 02/08/2024

Via E-mail: pphispam@uft.edu.br

Matrículas

05 a 09/08/2024

Secretaria do PPGHispam

Início das Aulas

15/08/2024

Sala 312 do Bloco X - Campus de Porto Nacional

 

10. DA MATRÍCULA

10.1. No ato da matrícula, os candidatos aprovados deverão apresentar, indispensavelmente, o diploma de conclusão da graduação. Demais informações pertinentes sobre a matrícula no curso serão divulgadas na Coordenação e na Página Eletrônica do PPGHISPAM http://www.uft.edu.br/pphispam

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. Em todas as etapas cabem recursos com o prazo máximo de 48 horas (quarenta e oito) após a divulgação dos resultados, exceto do resultado final, ao qual não cabe recurso. Os recursos devem ser arrazoados, objetivos e direcionados através de e-mail à Comissão de Seleção com o assunto “RECURSO ETAPA X”, onde X é o número da etapa da seleção à qual se deseja recorrer. Os recursos serão respondidos antes da realização das etapas subsequentes do processo seletivo. As respostas aos recursos apresentados serão comunicadas aos candidatos (as) via e-mail do programa.

11.2. Nas etapas I e II o candidato não poderá consultar nenhum material de apoio ou fazer uso de celular, gravador ou qualquer outro equipamento eletrônico;

11.3. Será permitido apenas o uso de caneta azul ou preta na prova da I Etapa. Questões respondidas a lápis ou a caneta de cores não autorizadas serão desconsideradas.

11.4. Fazem parte deste Edital os seguintes documentos:

11.5. Será excluído do processo seletivo o candidato que, ativa ou passivamente, for encontrado praticando qualquer tipo de fraude, ato de indisciplina ou improbidade durante a realização das provas ou arguição.

11.6. O resultado do processo seletivo terá validade somente para o ingresso no segundo semestre de 2024.

11.7. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

 

Porto Nacional, 02/01/2024.

 

GEORGE LEONARDO SEABRA COELHO

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas

 

 

ANEXOS

 

ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

ANEXO II – DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO - COTISTAS

ANEXO III – TERMO DE AUTODECLARAÇÃO - COTISTAS

ANEXO IV – QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO CURRICULAR

ANEXO V – MODELO CARTA DE INTENÇÃO E PRÉ-PROJETO

DECLARAÇÃO DE CÓPIAS AUTENTICADAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por George Leonardo Seabra Coelho, Coordenador(a), em 18/12/2023, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.uft.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0228084 e o código CRC 9E30725A.




Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.010627/2023-31 SEI nº 0228084