Boletim de Serviço Eletrônico em 02/01/2024

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CÂMPUS DE PORTO NACIONAL

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas


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Timbre
EDITAL N° 5/2023 - PPGHISPAM/CPN/UFT
PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA ALUNO ESPECIAL
1º SEMESTRE DE 2024

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (Propesq) e do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES AMAZÔNICAS, PPGHISPAM, torna público a abertura do Processo de Seleção Simplificada para Aluno Especial do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas, referente ao primeiro semestre de 2024, de acordo com os termos a seguir.

  1. DA MODALIDADE OFERECIDA

1.1 Para efeito desta seleção, o aluno especial será enquadrado na modalidade abaixo:

1.2 Estudante não vinculado: aluno (a) graduado(a) em áreas afins ao Programa de Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas ou áreas de

ciências humanas, sem vínculo com outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Tocantins ou de outras instituições.

  1. DAS CONDIÇÕES INERENTES À MATRÍCULA DE ALUNO ESPECIAL

2.1. A admissão dos(as) alunos(as) especiais terá validade apenas para o período letivo vigente.

2.2. O curso não permite trancamento de matrícula de alunos(as) especiais. Em caso de impossibilidade de continuar cursando a disciplina durante o semestre o(a) aluno(a) poderá solicitar cancelamento de matrícula, dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico(a) do Programa.

2.3 O(a) candidato(a) deverá indicar na ficha de inscrição e carta de intenção (disponível nos anexos I e II deste edital) a disciplina que pretende cursar.

2.4. O(a) estudante não vinculado(a) poderá matricular-se apenas em 01 (uma) disciplina por período regular, e só poderá cursar no máximo até 2 (dois) semestres letivos.

2.5 A admissão do(a) estudante não vinculado na disciplina aprovada não constitui vinculação regular do(a) aluno(a) ao PPGHISPAM

2.6 Será ofertado o quantitativo de vagas para aluno(a) especial não vinculado(a), conforme o quadro a seguir:

 

QUADRO DE DISCIPLINAS 
Disciplinas Professor Dia e Horário  Número de Vagas

História Indígena de Longa Duração no Brasil Central

Marcelo Gonzalez Brasil

Quinta-feira. Das 14h às 18h

15

Fontes históricas para História da Amazônia Legal

Marcelo Rodrigues

Sexta-feira. Das 08h às 12h

05

 

 

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. As inscrições para o processo seletivo para aluno especial do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas - PPGHISPAM para o primeiro semestre letivo de 2024, deverão ser efetuadas por meio de correio eletrônico, no endereço E-mail: pphispam@mail.uft.edu.br no período de 15/02/2024 a 20/02/2024.

3.1.1 O(a) candidato(a) deverá indicar como assunto Aluno especial 2024/1.

3.2. No ato da inscrição, deverão ser anexados ao e-mail os seguintes documentos digitalizados em PDF:

a) Ficha de inscrição assinada (modelo padrão disponível no ANEXO II deste Edital);

b) Carta de Intenção assinada (modelo padrão disponível no ANEXO I deste Edital;

c) Uma cópia do Currículo Lattes, disponível na Plataforma Lattes do CNPq);

d) Cópia digitalizada (frente e verso do histórico da graduação ou diploma de graduação.

3.3 O candidato(a) deve indicar na ficha de inscrição a disciplina que concorrer.

3.4. Somente serão homologadas as inscrições que apresentarem toda a documentação nos parâmetros e no prazo estabelecidos neste Edital.

3.5 O(a) candidato deverá efetuar sua inscrição, dentro do prazo estipulado neste Edital, encaminhando por e-mail toda documentação exigida no item 3.2 deste edital. Os(as) candidatos(as) que não anexarem os documentos exigidos não terão suas inscrições homologadas.

3.6 O PPGHISPAM não se responsabiliza por falhas de quaisquer naturezas no envio dos documentos. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a verificação do envio do e-mail e de seus respectivos anexos.

 

  1. DA AVALIAÇÃO

 4.1. A seleção dos(as) alunos(as) especiais é realizada pelos seguintes critérios:

a) Análise da documentação exigida na inscrição (eliminatório);

b) Avaliação da carta de intenção (feita exclusivamente pelo docente da disciplina), valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

4.2 A não apresentação de qualquer documento solicitado implicará na não participação do(a) candidato(a) neste processo seletivo.

4.3. A classificação será feita a partir da nota atribuída ao critério “b” do item 3.2 (carta de

intenção), seguindo a ordem decrescente.

4.4 Os resultados serão divulgados na página do http://www.uft.edu.br/pphispam em 26/02/2024.

 

5. CRONOGRAMA

 

ETAPAS

DATA

LOCAL

Inscrições

15/02/2024 a 20/02/2024

Via e-mail: pphispam@uft.edu.br

Homologação das inscrições

21/02/2024

Página do PPGHispam: https://ww2.uft.edu.br/pphispam  

Período de recursos

22/02/2024 a 23/02/2024

Via e-mail: pphispam@uft.edu.br

Resultado do processo seletivo

26/02/2024

Página do PPGHispam: https://ww2.uft.edu.br/pphispam

Período para envio dos requerimentos de matrículas

26/02/2024 a 01/03/2024

Via e-mail: pphispam@uft.edu.br

Homologação das matrículas 

04/03/2024 a 05/03/2024

Coordenação do PPGHispam

Provável inicio das aulas 

15/03/2024

Sala 312 do Bloco X

   

6. DA MATRÍCULA

6.1. Após divulgação do resultado da seleção simplificada para aluno (a) especial, os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula pelo e-mail do programa. Na solicitação os alunos deverão apresentar o Requerimento de Matrícula e cópias em formato .PDF dos seguintes documentos:

a) do diploma de graduação;

b) do Histórico Escolar de graduação;

c) da carteira de identidade e do CPF;

d) do título eleitoral;

e) da certidão de serviço militar ou correspondente;

f) 1 (uma) foto 3 x 4;

 

6.2 A não efetivação da matrícula no dia fixado implica na desistência do(as) candidato(a) em matricular-se como aluno( a) especial no PPGHISPAM.

6.3 A ausência de qualquer documento exigido para matrícula, conforme item 6.1 deste edital, implica na não efetivação da matrícula do(a) candidato(a).

 

        7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 O prazo para recursos será de até 24 horas contados a partir da publicação do resultado preliminar.

7.2 Não caberá recurso para o item 4.1 alínea ‘b’ (carta de intenção).

7.3 Os recursos devem ser objetivos e direcionados ao endereço eletrônico do PPGHISPAM pphispam@mail.uft.edu.br com título Recursos Seleção Aluno Especial 2024.1.

7.4 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Porto Nacional -TO, 02 de janeiro de 2024.

 

 

 

GEORGE LEONARDO SEABRA COELHO

Coordenador de Curso do PPGHispam

Portaria nº 134 de 14/02/2023

 

 

 

ANEXOS

ANEXO I – CARTA DE INTENÇÃO

ANEXO II – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por George Leonardo Seabra Coelho, Coordenador(a), em 18/12/2023, às 17:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.005238/2023-93 SEI nº 0226989