UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PORTO NACIONAL Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas Rua 03, Quadra 17, Setor Jardim dos Ipês | CEP 77500-000| Porto Nacional/TO (63)3363-9414 | www.uft.edu.br/ppghispam | pphispam@uft.edu.br |
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (Propesq) e do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES AMAZÔNICAS, PPGHISPAM, torna público a abertura do Processo de Seleção Simplificada para Aluno Especial do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas, referente ao primeiro semestre de 2024, de acordo com os termos a seguir.
DA MODALIDADE OFERECIDA
1.1 Para efeito desta seleção, o aluno especial será enquadrado na modalidade abaixo:
1.2 Estudante não vinculado: aluno (a) graduado(a) em áreas afins ao Programa de Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas ou áreas de
ciências humanas, sem vínculo com outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Tocantins ou de outras instituições.
DAS CONDIÇÕES INERENTES À MATRÍCULA DE ALUNO ESPECIAL
2.1. A admissão dos(as) alunos(as) especiais terá validade apenas para o período letivo vigente.
2.2. O curso não permite trancamento de matrícula de alunos(as) especiais. Em caso de impossibilidade de continuar cursando a disciplina durante o semestre o(a) aluno(a) poderá solicitar cancelamento de matrícula, dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico(a) do Programa.
2.3 O(a) candidato(a) deverá indicar na ficha de inscrição e carta de intenção (disponível nos anexos I e II deste edital) a disciplina que pretende cursar.
2.4. O(a) estudante não vinculado(a) poderá matricular-se apenas em 01 (uma) disciplina por período regular, e só poderá cursar no máximo até 2 (dois) semestres letivos.
2.5 A admissão do(a) estudante não vinculado na disciplina aprovada não constitui vinculação regular do(a) aluno(a) ao PPGHISPAM
2.6 Será ofertado o quantitativo de vagas para aluno(a) especial não vinculado(a), conforme o quadro a seguir:
QUADRO DE DISCIPLINAS | |||
---|---|---|---|
Disciplinas | Professor | Dia e Horário | Número de Vagas |
História Indígena de Longa Duração no Brasil Central |
Marcelo Gonzalez Brasil |
Quinta-feira. Das 14h às 18h |
15 |
Fontes históricas para História da Amazônia Legal |
Marcelo Rodrigues |
Sexta-feira. Das 08h às 12h |
05 |
3.1. As inscrições para o processo seletivo para aluno especial do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas - PPGHISPAM para o primeiro semestre letivo de 2024, deverão ser efetuadas por meio de correio eletrônico, no endereço E-mail: pphispam@mail.uft.edu.br no período de 15/02/2024 a 20/02/2024.
3.1.1 O(a) candidato(a) deverá indicar como assunto Aluno especial 2024/1.
3.2. No ato da inscrição, deverão ser anexados ao e-mail os seguintes documentos digitalizados em PDF:
a) Ficha de inscrição assinada (modelo padrão disponível no ANEXO II deste Edital);
b) Carta de Intenção assinada (modelo padrão disponível no ANEXO I deste Edital;
c) Uma cópia do Currículo Lattes, disponível na Plataforma Lattes do CNPq);
d) Cópia digitalizada (frente e verso do histórico da graduação ou diploma de graduação.
3.3 O candidato(a) deve indicar na ficha de inscrição a disciplina que concorrer.
3.4. Somente serão homologadas as inscrições que apresentarem toda a documentação nos parâmetros e no prazo estabelecidos neste Edital.
3.5 O(a) candidato deverá efetuar sua inscrição, dentro do prazo estipulado neste Edital, encaminhando por e-mail toda documentação exigida no item 3.2 deste edital. Os(as) candidatos(as) que não anexarem os documentos exigidos não terão suas inscrições homologadas.
3.6 O PPGHISPAM não se responsabiliza por falhas de quaisquer naturezas no envio dos documentos. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a verificação do envio do e-mail e de seus respectivos anexos.
4.1. A seleção dos(as) alunos(as) especiais é realizada pelos seguintes critérios:
a) Análise da documentação exigida na inscrição (eliminatório);
b) Avaliação da carta de intenção (feita exclusivamente pelo docente da disciplina), valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
4.2 A não apresentação de qualquer documento solicitado implicará na não participação do(a) candidato(a) neste processo seletivo.
4.3. A classificação será feita a partir da nota atribuída ao critério “b” do item 3.2 (carta de
intenção), seguindo a ordem decrescente.
4.4 Os resultados serão divulgados na página do http://www.uft.edu.br/pphispam em 26/02/2024.
5. CRONOGRAMA
ETAPAS |
DATA |
LOCAL |
Inscrições |
15/02/2024 a 20/02/2024 |
Via e-mail: pphispam@uft.edu.br |
Homologação das inscrições |
21/02/2024 |
Página do PPGHispam: https://ww2.uft.edu.br/pphispam |
Período de recursos |
22/02/2024 a 23/02/2024 |
Via e-mail: pphispam@uft.edu.br |
Resultado do processo seletivo |
26/02/2024 |
Página do PPGHispam: https://ww2.uft.edu.br/pphispam |
Período para envio dos requerimentos de matrículas |
26/02/2024 a 01/03/2024 |
Via e-mail: pphispam@uft.edu.br |
Homologação das matrículas |
04/03/2024 a 05/03/2024 |
Coordenação do PPGHispam |
Provável inicio das aulas |
15/03/2024 |
Sala 312 do Bloco X |
6. DA MATRÍCULA
6.1. Após divulgação do resultado da seleção simplificada para aluno (a) especial, os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula pelo e-mail do programa. Na solicitação os alunos deverão apresentar o Requerimento de Matrícula e cópias em formato .PDF dos seguintes documentos:
a) do diploma de graduação;
b) do Histórico Escolar de graduação;
c) da carteira de identidade e do CPF;
d) do título eleitoral;
e) da certidão de serviço militar ou correspondente;
f) 1 (uma) foto 3 x 4;
6.2 A não efetivação da matrícula no dia fixado implica na desistência do(as) candidato(a) em matricular-se como aluno( a) especial no PPGHISPAM.
6.3 A ausência de qualquer documento exigido para matrícula, conforme item 6.1 deste edital, implica na não efetivação da matrícula do(a) candidato(a).
7.1 O prazo para recursos será de até 24 horas contados a partir da publicação do resultado preliminar.
7.2 Não caberá recurso para o item 4.1 alínea ‘b’ (carta de intenção).
7.3 Os recursos devem ser objetivos e direcionados ao endereço eletrônico do PPGHISPAM pphispam@mail.uft.edu.br com título Recursos Seleção Aluno Especial 2024.1.
7.4 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.
Porto Nacional -TO, 02 de janeiro de 2024.
GEORGE LEONARDO SEABRA COELHO
Coordenador de Curso do PPGHispam
Portaria nº 134 de 14/02/2023
ANEXOS
ANEXO II – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Documento assinado eletronicamente por George Leonardo Seabra Coelho, Coordenador(a), em 18/12/2023, às 17:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.uft.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0226989 e o código CRC 44780826. |
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23101.005238/2023-93 | SEI nº 0226989 |